X

Política

Aécio defende que debate sobre parlamentarismo fique para 2019

Para ele, somente um presidente escolhido em uma eleição direta terá autoridade para propor uma mudança no sistema presidencialista

Folhapress

Publicado em 16/08/2017 às 04:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Aécio Neves (MG) defendeu que a discussão sobre a adoção de um sistema parlamentarista no país fique apenas para 2019 / Agência Brasil

O presidente licenciado do PSDB, senador Aécio Neves (MG), defendeu nesta terça-feira (15) que a discussão sobre a adoção de um sistema parlamentarista no país fique apenas para 2019.

Para ele, somente um presidente escolhido em uma eleição direta terá autoridade para propor uma mudança no sistema presidencialista.

"É algo que o PSDB defende, mas que fique para o presidente eleito em 2018. Ele terá autoridade, de eleito pelo sistema presidencialista e vendos o fracasso e as dificuldades [do atual sistema], de propor isso", disse.
O tucano garantiu ainda que, caso seja eleito um presidente do PSDB, uma de suas primeiras iniciativas será propor alteração do presidencialismo para o parlamentarismo.

O senador tratou sobre o tema após audiência, no Palácio do Planalto, com o presidente Michel Temer. Em oposição ao tucano, o peemedebista já disse que "não seria despropositada" discutir a adoção do parlamentarismo em 2018.

"Eu acho que podemos pensar em um parlamentarismo para 2018. Acho que não seria despropositado", disse o presidente, no início deste mês.

Nesta terça-feira (15), o presidente interino do PSDB, Tasso Jereissati, defendeu que o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), faça uma nova rodada de conversa sobre a reforma política com os presidentes dos partidos.

"Do jeito que está, não há nenhum consenso sobre assunto. Eu vou conversar com a bancada da Câmara hoje", disse.

O tucano criticou ainda a proposta de criação de um fundo eleitoral de R$ 3,6 bilhões com recursos públicos para financiar as campanhas do ano que vem.

"O Fundão, do jeito que está, eu sou contra. Como você vai votar na mesma época que está discutindo o aumento do deficit para bilhões e bilhões?", disse.

Tasso voltou a repetir que o PSDB só apoiará a mudança do atual modelo de escolha de deputados -proporcional- para o "distritão" se houver um compromisso de transição para o voto distrital misto em 2020. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter