X

Polícia

Técnico em telefonia que desbloqueava celulares roubados no SAI é identificado

Foram apreendidos 64 celulares; o suspeito confessou que desbloqueava os aparelhos e disse que contava com o auxílio de um funcionário de uma operadora de telefonia

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 26/10/2017 às 17:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Foram apreendidos 64 celulares na casa do suspeito, na Vila Esperança / Gilmar Alves Jr./Diário do Litoral

A Polícia Civil identificou e ouviu, em Cubatão, um técnico em telefonia suspeito de desbloquear telefones roubados no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). Ele confessou a prática e disse que contava com o auxílio de um funcionário de uma operadora de telefonia, ainda não identificado pela polícia.

As informações foram divulgadas na tarde desta quinta-feira (26) durante uma entrevista coletiva sobre uma operação para combater crimes em geral na Baixada Santista.

Na residência do técnico, Thiago Anderson Santos Silva, de 28 anos, os investigadores apreenderam 64 celulares. O imóvel fica na Rua Santa Júlia, na Vila dos Pescadores, e foi vistoriado no final da noite de quarta-feira (25).

Após a diligência, a Delegacia de Cubatão iniciou um levantamento para identificar as vítimas e encaminhou os celulares para perícia do Instituto de Criminalística (IC).

Os aparelhos com sistema Android tinham os Imeis (identificação única presente em cada celular) alterados pelo suspeito, segundo a polícia. Já os com sistema operacional IOS não, pois o técnico não conseguia alterá-los, somente desbloqueá-los.

Como ainda não havia provas para um indiciamento por receptação, Silva foi liberado após o registro da apreensão. Porém, ele continuará sendo alvo da investigação para responsabilização penal futura.

A polícia não soube informar se o técnico já constituiu advogado. Ele não registra antecedentes.

Na avaliação do delegado Antônio Sérgio Messias, titular de Cubatão, a identificação do técnico as informações prestadas por ele serão fundamentais para o combate aos roubos no SAI.

“Os aparelhos, uma vez desbloqueados, não têm mais nenhum tipo de dificuldade no comércio. Por isso que são objetos de cobiça durante os roubos”, afirma Messias.

Operação

Deflagrada nas cidades de Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Guarujá e Bertioga, a operação da Delegacia Seccional deteve um total de 280 pessoas entre as 11h de quarta-feira e as 11h de quinta-feira.

Foram retirados de circulação mais de 47 quilos de entorpecentes e quatro armas de fogo, conforme o balanço divulgado ontem à tarde pelo delegado seccional Manoel Gatto Neto, que concedeu entrevista juntamente com os delegados Messias e Luiz Ricardo de Lara Dias Júnior.

Gatto Neto ressaltou a importância da operação para gerar maior sensação de segurança à população e reduzir os índices de criminalidade.

Já Dias Júnior destacou o trabalho da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), as quais comanda, em ações específicas contra o tráfico, atingindo financeiramente o crime organizado por meio de apreensões.

Lara frisou que com a estrutura financeira obtida com o tráfico as quadrilhas executam crimes patrimoniais.

Das 280 pessoas detidas, 102 ficaram recolhidas: 17 autuadas em flagrante, 55 por ordem judicial e 30 adolescentes. As que cometeram crimes de menor potencial ofensivo, 178, foram liberadas após registros de Termos Circunstanciados (TCs).

Participaram 159 policiais, que agiram em 61 viaturas.

 

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Dublador de Greg, de Todo Mundo Odeia o Chris, estará no Anime Santos Geek Fest

O evento é o maior no estilo 'indoor' (em ambiente interno) da Baixada Santista

Guarujá

Ministério autoriza obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá

Prefeitura do município informou que está realizando o processo conforme os ajustes necessários

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter