X

Polícia

Receita e PF apreendem 546 kg de cocaína em carga de frango

Foi a sexta apreensão do ano de carregamentos da droga no Porto de Santos, o que totalizou mais de 3,5 toneladas

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 29/03/2017 às 18:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O destino do contêiner onde estava a droga era um porto na Rússia / Divulgação/Polícia Federal

A Alfândega da Receita Federal e a Polícia Federal (PF) apreenderam nesta quarta-feira (29), no Porto de Santos, 546 quilos de cocaína em um contêiner com miúdos de frango congelados. A carga, que estava em um terminal de contêineres na margem direita, tinha como destino o Porto de São Peterburgo, na Rússia, com baldeação no Porto de Antuérpia, na Bélgica – destino frequente escolhido pelas organizações criminosas para o envio de cocaína. Ninguém foi preso e um inquérito da PF irá apurar quem são os responsáveis pela droga.

A apreensão desta quarta foi a sexta do gênero neste ano, o que totaliza mais de 3,5 toneladas de cocaína interceptadas.

A suspeita é do emprego da técnica criminosa como “rip-off loading”, na qual a droga é inserida em uma carga regular, sem o conhecimento do proprietário. Este modus operandi é recorrente neste tipo de tentativa de exportar a droga.

Em 2016, mais de 10,6 toneladas de cocaína foram apreendidas em 22 operações, o que representou um recorde histórico. Em 2015, pouco mais de uma tonelada foi apreendida em cinco operações.

‘All In’

A organização criminosa desarticulada na terça-feira pela Polícia Federal (PF) durante a operação “All In”, contra o tráfico internacional de drogas em seis estados do País, exportava parte da cocaína que movimentava via Porto de Santos.

Dos 17 investigados que tiveram a prisão cautelar cumprida em seis estados do País, dois são detentos da Penitenciária de São Vicente. Eles estão presos desde 27 de abril do ano passado, quando foram flagrados, em Cubatão, transportando 500 quilos de cocaína que seriam exportados pelo Porto.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Colégio São José e Colégio Stella Maris são homenageados pela Câmara de Santos

As homenagens ocorrerão durante sessão solene, na Sala Princesa Isabel, do Paço Municipal, às 19 horas

Cotidiano

Guarujá quer mudar as duas entradas da cidade, diz secretário

Adilson de Jesus deu entrevista exclusiva ao Diário na manhã desta segunda (18)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter