X

Polícia

Por votos no Nordeste, eleitores de Haddad e Bolsonaro apelam para músicas

Em grupos de WhatsApp, apoiadores dos dois candidatos replicam memes e campanhas voltadas para os eleitores nordestinos

Folhapress

Publicado em 18/10/2018 às 16:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Nordeste virou alvo da disputa entre petistas e eleitores do capitão reformado / Divulgação

Única região do país em que Jair Bolsonaro perdeu para Fernando Haddad no primeiro turno, o Nordeste virou alvo da disputa entre petistas e eleitores do capitão reformado. Em grupos de WhatsApp, apoiadores dos dois candidatos replicam memes e campanhas voltadas para os eleitores nordestinos. Eles apostam em jingles e músicas de estilos variados, que vão do forró ao reggae. 

"Eu vou votar no 17, Bolsonaro é 17, o Brasil é 17, todo mundo é 17", diz a letra de forró com cadência de marchinha.

A marchinha é idêntica a outra, pró-PT, com a letra "A Bahia é 13, Ceará é 13, Maranhão é 13, Paraíba é 13", que faz sucesso também no YouTube com uma montagem de Lula dançando na praia.

A campanha de Fernando Haddad (PT) -cuja trilha sonora oficial do primeiro turno era um forró ("Chama que o povo quer, chama que o 13 dá jeito")- ganhou dos apoiadores também um transa reggae, arrocha popularizado por artistas como Aldair Playboy.

"Tá conversando besteira em votar em Bolsonaro, ele não gosta de mulher, de sapatão e de veado. Por isso sou mais humilde, eu vou votar em Haddad, Haddad, Haddad", diz a letra.

A música pegou e vídeos de outras redes sociais, que ensinam a coreografia oficial, estão sendo compartilhados.

Outro vídeo replicado em grupos abertos de eleitores do candidato do PSL tem imagens de drones e coreografia coordenada de centenas de pessoas. A canção "O Brasil é 100% Bolsonaro" tem letra antipetista com contornos épicos.

"Lula mentiu para o Brasil inteiro, PT roubou todo o nosso dinheiro", diz o jingle.

O vídeo foi feito em Fortaleza, no Ceará. Canção e coreografia são de autoria do Movimento Consciência Patriótica, que ficou famoso em 2016 com a Dancinha do Impeachment.

No 1º turno das eleições, Jair Bolsonaro (PSL) perdeu em todos os estados do Nordeste, porém ganhou em cinco capitais: Natal, João Pessoal, Recife, Maceió e Aracaju.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Colégio São José e Colégio Stella Maris são homenageados pela Câmara de Santos

As homenagens ocorrerão durante sessão solene, na Sala Princesa Isabel, do Paço Municipal, às 19 horas

Cotidiano

Guarujá quer mudar as duas entradas da cidade, diz secretário

Adilson de Jesus deu entrevista exclusiva ao Diário na manhã desta segunda (18)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter