X

Polícia

Estupro de vulnerável sobe 150% na Baixada e Vale em maio

Foram 40 casos em maio deste ano ante 16 no mesmo período do ano passado; alta foi idêntica à registrada em abril, no mesmo modo de comparação

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 26/06/2018 às 11:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Do total de 57 estupros em maio deste ano, 40 foram contra vulneráveis / Rodrigo Montaldi/DL

O crime de estupro de vulnerável subiu 150% na Baixada Santista e Vale do Ribeira em maio. Foram 40 casos ante 16 no mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados na segunda-feira (25), pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP). 

De janeiro a maio deste ano, este crime teve um total de 209 casos, o que representa um aumento de 124,73% na comparação com o mesmo período de 2017, quando foram registrados 93 casos. 

No último dia 11, o Diário do Litoral noticiou que em abril o crime sexual contra vulneráveis  – menores de 14 anos ou pessoas que não podem oferecer resistência – também tinha subido 150%, com 40 casos ante 16

Em entrevista ao Diário do Litoral no início deste mês, a delegada Fernanda dos Santos Sousa, titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Santos, afirmou que chama atenção o grau de discernimento de crianças muito pequenas ao narrar os casos, o que tem contribuído para as investigações dos crimes, a maior parte deles em ambiente ­doméstico.

“Elas (crianças) têm o discernimento de perceber que a conduta que elas estão sendo sofrendo é inadequada”, afirma Fernanda.

Orientações dadas pelos pais e nas escolas têm levado mais crianças a denunciar os estupros, segundo ela. 

Além de pais e padrastos, a delegada diz que esse tipo de crime está sendo cometido por companheiros de avós das crianças, de forma frequente.

“Muitas vezes não é o avô biológico e esse companheiro (da avó) fica em casa com a criança enquanto a avó acaba fazendo as suas atividades domésticas de rotina e nesses momentos ele se aproveita”, disse a titular da DDM.

Maiores de 14

Os registros de estupro contra maiores de 14 anos em maio foram 17, ou seja, dois casos a menos que em maio do ano passado, o que representou uma redução de 10, 52%, segundo os dados divulgados pela Secretaria Estadual da Segurança Pública. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

Diário Mais

Relembre as personalidades sepultadas no cemitério do Paquetá, em Santos

Políticos, artistas e até poetas fazem do cemitério um patrimônio histórico da cidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter