X

Polícia

Entreposto do tráfico internacional via Porto de Santos é descoberto

Recebida a tiros em um galpão, a Polícia Civil encontrou quase 370 quilos de cocaína em duas bolsas de carga ao lado de um caminhão carregado com minério de ferro

Gilmar Alves Jr.

Publicado em 21/06/2018 às 20:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cocaína teria como destino o Porto de Le Havre, na França, segundo a Polícia Civil / Divulgação/Polícia Civil

Após ser recebida a tiros em um galpão próximo à margem esquerda do Porto de Santos, em Guarujá, a Polícia Civil descobriu no imóvel um entreposto do tráfico internacional de cocaína via Porto de Santos no final da tarde de quarta-feira. Os criminosos fugiram pelos fundos do galpão, no bairro Jardim Boa Esperança, durante troca de tiros com os policiais. Não houve feridos.

A ação foi a principal de uma operação do Departamento de Polícia Judiciária do Interior-6 (Deinter-6) que combateu crimes diversos em 24 horas na Baixada Santista e Vale do Ribeira.

Em duas bolsas de carga ao lado de um caminhão no galpão, situado na Avenida Eduardo Gomes, 537, os policiais apreenderam quase 370 quilos de cocaína. Pela apuração da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Santos, a droga seria ocultada em um contêiner com carga de minério de ferro, que estava em um reboque acoplado ao caminhão, e seria exportada pelo Porto de Santos para o Porto de Le Havre, na França.

O motorista do caminhão e dois empresários responsáveis pelo galpão estão identificados e serão investigados em inquérito da DIG.

“Ali era realizada operação de manejo de drogas às claras, sem qualquer sinal de camuflagem”, afirma o delegado Luiz Ricardo de Lara Dias Júnior, titular da DIG de Santos.

Bloqueadores, câmeras e submetralhadora

Durante a vistoria no local, os policiais da DIG, sob o comando de Lara e do investigador Paulo Carvalhal, encontraram dois bloqueadores de sinal de celular e de rastreadores. Um deles estava instalado no caminhão e outro no galpão.

O imóvel ainda contava com câmeras de monitoramento, cujas imagens eram observadas em uma sala nos fundos do local. Quando as equipes da DIG se aproximaram, por volta das 17h, os criminosos já iniciaram os disparos contando com o sistema de monitoramento.

Uma submetralhadora de calibre .40 dispensada por um dos criminosos também foi localizada. De uso restrito, a arma é usada pelas polícias Militar e Civil.

6,2 toneladas

Neste ano, em ações de órgãos federais no Porto de Santos, as apreensões de cocaína totalizam mais de 6,2 toneladas.

Em 2017, ano com recorde histórico de apreensões, foram 11,5 toneladas. Em 2016, 10,6 toneladas.

Na maior parte dos casos, verifica-se  o uso da técnica criminosa conhecida por "rip-off loading", na qual a droga é inserida em uma carga regular, sem o conhecimento do proprietário".

Operação detém 507 pessoas na Baixada e Vale

Realizada por 24 horas, uma operação da Polícia Civil na Baixada Santista e Vale do Ribeira deteve 507 pessoas por crimes diversos e retirou de circulação mais de 430 quilos de entorpecentes, quase 88 litros do tóxico lança-perfume e 10 armas de fogo. A ação foi iniciada às 11h de quarta-feira.

De acordo com o diretor do Deinter-6, Manoel Gatto Neto, entre os mandados de prisão cumpridos, além do crime de tráfico de drogas, estão pessoas presas por roubo, estupro, ligação com o crime organizado, entre outros delitos.

Antes da operação ser planejada, segundo ele, houve um cruzamento de informações sobre mandados em aberto. “Percebemos que já detínhamos um bom número de mandados de prisão e mandados de busca e apreensão”, declarou.

O diretor do Deinter-6, Manoel Gatto Neto, e o delegado seccional de Santos, Carlos Schneider, apresentaram os números (Foto: Rodrigo Montaldi/DL)

Dos 507 detidos, 251 ficaram recolhidos. Foram soltos após os registros de ocorrências 256 por terem cometidos crimes de menor potencial ofensivo.

Nas cidades de Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Guarujá e Bertioga, foram 234 detidos no total, sendo que 109 ficaram recolhidos ao cárcere, segundo o delegado seccional, Carlos Topfer Schneider. “Foi uma operação de pleno êxito”, declarou.

Na Baixada e Vale, um total de 303 policiais em 107 viaturas realizaram a blitz.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter