Prefeitura Santos febre amarela

Prevenção em saúde bucal de Peruíbe fecha 2017 com sucesso

O atendimento chegou a quase 11 mil crianças de escolas municipais, estaduais e assistenciais, de ensino infantil e fundamental I e II

Comentar
Compartilhar
01 FEV 2018Por Da Reportagem14h20
Prevenção em saúde bucal fecha 2017 com sucessoFoto: Divulgação

O Programa de Prevenção em Saúde Bucal nas escolas fechou com sucesso o ano de 2017. O atendimento chegou a quase 11 mil crianças de escolas municipais, estaduais e assistenciais, de ensino infantil e fundamental I e II, totalizando 46 espaços coletivos trabalhados na educação em saúde, entrega de escovas odontológicas, escovação supervisionada, exames clínicos, aplicações de flúor, reuniões com professores e pais, além de trabalhos em grupo (redação, confecção de jogos, cartazes, teatros e experiências).

Em 2017 foram realizados mais de 34 mil procedimentos coletivos, compreendendo palestras para 1.746 grupos (crianças, pais e professores), 6.267 exames clínicos, 6.945 aplicações tópicas de flúor, 19.205 supervisões de escovação dentária. Ao mesmo tempo as crianças foram motivadas a desenvolverem trabalhos ligados à saúde bucal.

Ações preventivas são de extrema importância para o controle de doenças bucais. A higiene bucal realizada com frequência em casa e a alimentação saudável (menos doces, balas, chicletes) são indispensáveis para os bons resultados.

Mesmo em férias escolares, alunos também receberam atendimento com aplicação de selantes em dentes permanentes. As selecionadas através de exames clínicos receberam tratamento odontológico, segundo critério de risco.

Em 2018 o Programa de Prevenção em Saúde Bucal de Peruíbe terá outras atividades como levantamento epidemiológico em crianças de cinco a doze anos, seguindo padrões do Ministério da Saúde, o que poderá nortear mais ações, investimentos e melhorias ao programa.

Colunas

Contraponto