Entrada da Cidade

Centro de Atenção Psicossocial de Peruíbe está em novas instalações

O CAPS de Peruíbe existe desde 2010, mas estava instalado em estrutura física que prejudicava os atendimentos

Comentar
Compartilhar
22 FEV 2018Por Da Reportagem12h59
O CAPS de Peruíbe existe desde 2010, mas estava instalado em estrutura física que prejudicava os atendimentosFoto: Divulgação

Como parte das comemorações do aniversário de 59 anos de Peruíbe, o prefeito Luiz Mauricio entregou no dia 16 a nova sede do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.

O CAPS de Peruíbe existe desde 2010, mas estava instalado em estrutura física que prejudicava os atendimentos. A mudança para o novo prédio, localizado na Rua Diogo Porfírio Santana, 305, no Centro, vai de encontro ao que é preconizado pelo Ministério da Saúde para esse serviço, uma vez que agora está adaptado e de acordo para acolher os pacientes que permanecem durante o dia no local, permitindo ainda a ampliação no número de atendimentos com salas mais amplas e confortáveis. 

Esse é um equipamento público de extrema importância, não só pelos atendimentos que presta diretamente, mas também para o gerenciamento de todas as ações de saúde mental no município, incluindo atendimentos prestados pela Atenção Básica nos bairros, ações relacionadas à prevenção e tratamento de transtornos relacionados ao uso de drogas, saúde mental do escolar, etc.

O CAPS oferece atendimento médico, psicológico, social, terapia ocupacional e oficinas terapêuticas. Em 2016 foram realizados 2.668 atendimentos e em 2017 mais que dobrou esse número, chegando a 6.745, um acréscimo expressivo e que demonstra o quanto essa prestação de serviço público é importante para a população.

Aos pacientes que frequentam a unidade são oferecidas pelo menos duas refeições diárias. Além de melhorar em tudo, o imóvel que é mais amplo resultou em economia de aproximadamente 25% nos gastos com aluguel.

Colunas

Contraponto