Entrada da Cidade

Intercâmbio é opção ao invés de festa de 15 anos

A proposta oferece a oportunidade de estudar um segundo idioma, além de fazer novos contatos e conviver com outras culturas.

Comentar
Compartilhar
04 MAR 2018Por Da Reportagem16h35
O programa atende a faixa de 12 a 17 anos.Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

Que tal trocar a festa de 15 anos por uma viagem de intercâmbio em Orlando? A opção tem sido cada vez mais a escolha de algumas jovens que, de olho nas exigências que o mercado de trabalho irá cobrar no futuro, trocam a tradicional festa de 15 anos por uma viagem a outro país.

A proposta oferece a oportunidade de estudar um segundo idioma, além de fazer novos contatos e conviver com outras culturas. Voltado ao segmento, a IE intercâmbio oferece para o público teen o programa “Orlando só para meninas”. 

O programa já foi realizado pelas youtubers do canal Beleza Teen – Nathany e Mariany. Durante a experiência as jovens puderam entender a importância da vivência internacional. 

A viagem é agendada para julho, mês de férias dos estudantes brasileiros, e oferece moradia nos Estados Unidos ao lado de outras garotas, passeios, compras, oficina de maquiagem, aulas de dança e, claro, de inglês. 

O programa atende a faixa de 12 a 17 anos. A viagem inclui também os parques da Disney e Universal Studios. Além disso, as alunas são acompanhadas por guias desde o Brasil para garantir a segurança até a volta ao país. 

Para o especialista em intercâmbio teen Marcelo Melo, o programa proporciona aprendizados que vão além de estudar inglês. “Nessa experiência, as meninas se divertem muito, mas precisam respeitar horários, ter limites e regras de convivência, tornando a viagem um aprendizado para a vida”.

Youtubers confirmadas

Famosas por seus no youtube, as irmãs do canal Beleza Teen, Nathany e Mariany são presenças confirmadas nessa edição de 2018. A dupla acumula mais de 3 milhões de ­inscritos na plataforma digital e o sucesso de views se dá por conta de uma legião de meninas que se identificam com o perfil das irmãs e as seguem nas redes sociais. 
Confira dicas na entrevista com Natália ­Horta, consultora e especialista em ­intercâmbio da empresa.

DL - Quais cuidados essenciais os pais ou responsáveis devem ter antes de deixar uma jovem menor de idade embarcar em uma viagem de intercâmbio?
Natália - É importante que a intercambista vá à agência acompanhada dos pais, pois fazem uma verificação de perfil dela para analisar a maturidade e desenvoltura da jovem e conseguir passar esse feedback aos pais. Como é um programa com acompanhamento de guia, é bem tranquilo, ainda que a intercambista nunca tenha viajado para fora, pois terá acompanhamento 24hs de um brasileiro para ajudar em tudo que for preciso.

DL- Se a jovem souber bem pouco sobre o novo idioma, ela pode participar do ­intercâmbio?
Natália - Com certeza. A escola atende desde o nível begginer (iniciante), além do acompanhamento do guia IE que auxilia nas traduções durante as atividades, aeroporto, imigração etc.

DL - Quem são os guias que acompanham as ­viajantes?
Natália - A IE busca selecionar um guia da equipe que tem experiência com viagens internacionais e perfil para lidar com o público adolescente.

DL - Quais os benefícios desse tipo de viagem?
Natália - Mais do que o estudo em sala de aula, a imersão cultural em outro país é essencial no desenvolvimento da personalidade do jovem, pois tem que aprender a conviver em grupo, com outros costumes e nacionalidades, além é claro, de criar senso de ­comprometimento com horário, regras e etc.

DL – O que é “pop culture”?
Natália - No mundo de hoje, as maiores influências culturais sobre as pessoas vêm pelos meios de comunicação como TV, cinema e principalmente internet. A ideia do nosso programa de intercâmbio é fazer a aproximação dos jovens com as meninas do Beleza Teen que são celebridades virtuais e oferecem conteúdo específico para meninas adolescentes, então mais do que estudar inglês e passear no exterior, elas vão falar sobre assuntos que as ­interessam.

DL - Como são as aulas na escola Harvest School ­Orlando?
Natália - As aulas têm duração de 3hs por dia e focam em todas as habilidades da língua inglesa como, speaking, listening, gramática, conversação e vocabulário. As estudantes serão divididas por nível e estudarão com alunos da mesma idade de diversas ­nacionalidades.

DL - Há programas deste tipo para os meninos?
Natália - Sim. A IE oferece o Phenomenal Soccer Camp que acontece da mesma forma que o Beleza Teen, porém as aulas são focadas no assunto esporte e os meninos treinam futebol (além das aulas de inglês) com profissionais da Ronaldo ­Academy.

Colunas

Contraponto