Entrada da Cidade

3º Santos Film Fest tem recorde de público

O festival recebeu oito mil pessoas, segundo a organização

Comentar
Compartilhar
10 SET 2018Por Bárbara Farias14h41

O 3º Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos chegou ao fim com recorde de público e a certeza do seu papel cumprido no tocante ao fomento à sétima arte e à valorização de produções nacionais e internacionais. 

Durante nove dias, foram exibidos mais de 90 filmes, nacionais e estrangeiros, realizadas oficinas formativas, workshops, bate-papos, apresentações musicais, exposições e virada cinematográfica com café da manhã em 15 espaços de Santos. O festival recebeu oito mil pessoas, segundo a organização, que desfrutaram de toda essa programação gratuitamente.

Os filmes vencedores do Troféu Rubens Ewald Filho, Prêmio da Crítica são: o curta - metragem ‘Ao Final da Conversa, Eles se Despedem com um Abraço’, de Renan Brandão (Rio de Janeiro, RJ); o média-metragem ‘Em Algum Lugar Amanhã’; de André Siqueira (Curitiba, PR) e o longa ‘Henfil’, de Angela Zoé (Rio de Janeiro, RJ). Já o Prêmio Especial Melhor Filme Baixada Santista foi para o curta ‘Ciclos’, de Juliana Gomes e José Roberto Penereiro (Santos, SP) e o Prêmio Especial Humanitário foi para ‘Estigma’, de Levi Elionai (Santos, SP). 

O Prêmio do Voto Popular foi para:  melhor curta – ‘Ao Final da Conversa, Eles se Despedem com um Abraço’, de Renan Brandão (RJ); melhor média – ‘Turma da Mônica – Gerações’, de Paula Luana Maia (Guarujá) e melhor longa – ‘A Mais Briosa - Um Amor 100 Divisão’, de Guilherme Bernardo (Santos). 

O festival, realizado pelo jornalista e crítico de cinema, André Azenha, coloca Santos na rota dos grandes festivais de cinema do país, trazendo nomes importantes. São atores, diretores e críticos que fazem do cinema nacional um tesouro precioso a ser descoberto pelo grande público. O festival faz de Santos a capital regional do cinema. 

“Esse ano o festival alcançou um novo patamar, com mais de 90 filmes, 15 espaços, 8 mil pessoas, foi noticiado pela Unesco, Coreia do Sul, no Chile. Acho que agora a gente tem uma nova missão que é manter esse grau de amplitude e qualidade, com filmes inéditos, filmes internacionais premiados. Foi uma grande festa do cinema, a nossa ideia era essa, proporcionar um festival que as pessoas pudessem maratonar, encontrar filmes em vários horários e locais diferentes e traçar essa reflexão do qual mundo desejamos. Espero que tenha ficado algum legado. A gente proporcionou uma oficina para educadores e para crianças feita pela Cristina McTarian, do Eduque 21, pelo Consulado Canadense, quem sabe essa oficina gere frutos na rede municipal. Vamos estabelecer novas parcerias e já pensar no festival do próximo ano, quem sabe passar de 100 filmes”, declarou Azenha. 

O 3º Santos Film Fest é realizado por CineZen Cultural, em parceria com a Prefeitura de Santos e patrocinadores.

Santos é a única cidade brasileira entre as oito criativas do mundo no segmento cinema da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). São elas, Roma (Itália), Bitola (Macedônia), Sofia (Bulgária), Galway (Irlanda), Sydney (Austrália), Busan (Coreia do Sul) e Bradford (Inglaterra).

PRÊMIOS DA CRÍTICA - Vinicius Carlos Vieira, Daniel Oliveira e Bárbara Farias

- Melhor curta-metragem - "Ao final da conversa, eles se despedem com um abraço", de Julio Brandão (Rio de Janeiro)
- Melhor média-metragem - "Em Algum Lugar Amanhã", de André Siqueira (Curitiba)
- Melhor longa-metragem - "Henfil", de Angela Zoé (Rio de Janeiro)
- Prêmio especial Melhor filme Baixada Santista - "Ciclos", de Juliana Gomes e José Roberto Penereiro (Santos)
- Prêmio Especial Humanitário - "Estigma", de Levi Elionai (Santos)

PRÊMIO VOTO POPULAR 

Melhor curta-metragem - "Ao Final da Conversa, eles se despedem com um abraço", de Renan Brandão (Rio de Janeiro)
Melhor média-metragem - "Turma da Mônica - Gerações", de Paula Luana Maia (Guarujá)
Melhor longa-metragem - "A Mais Briosa - Um Amor 100 Divisão", de Guilherme Bernardo (Santos)

Colunas

Contraponto