Diário do Litoral
Santos, 09 de fevereiro de 201603:25
Especiais

Notícias

17 de maio de 2013 12:01h

SMS oferece teste rápido de hepatite C no Poupatempo

A atividade faz parte da programação pelo Dia Municipal de Luta contra a Hepatite C, instituído por meio de lei e lembrado em 19 de maio.

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde), em parceria com a ONG Grupo Esperança, oferece nesta sexta-feira (17) teste rápido para hepatite C. A ação, que começou nesta quinta (16), acontece no posto do Poupatempo, no Centro Histórico, das 9h às 17h. A atividade faz parte da programação pelo Dia Municipal de Luta contra a Hepatite C, instituído por meio de lei e lembrado em 19 de maio.

O trabalho de orientação e esclarecimento é feito pela equipe de prevenção do Programa Municipal de DST/ AIDS/ Hepatites Virais. Segundo o presidente da ONG Grupo Esperança, Jeová Pessin, a hepatite C tem cura, mas deve ser diagnosticada precocemente e feito tratamento adequado. “O valor do medicamento é alto, mas é oferecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde.” A dona de casa Rita de Cássia da Cruz, de 47 anos, nunca havia feito. “Resolvi fazer o exame porque o resultado sai em apenas dez minutos.”

Os moradores de Santos que obtiverem resultado positivo serão encaminhados para a UBS Centro de Saúde Martins Fontes, que oferece atendimento especializado com equipe multidisciplinar e é referência municipal no tratamento da doença. Exames que detectam hepatites B e C, assim como outras doenças infectocontagiosas, podem ser feitos durante o ano todo, de segunda a sexta, a partir das 8h30 no Centro de Testagem e Aconselhamento da Prefeitura, na Rua Silva Jardim, 94.

Trabalho de orientação e esclarecimento é feito pela equipe de prevenção do Programa Municipal de DST/ AIDS/ Hepatites Virais

Para ler mais notícias, curta a página do Diário do Litoral no Facebook, siga nosso Twitter ou adicione ao Google+

imprimirenviar por e-mail

Enviar e-mail






Leia também:

Pelo menos 12 grupos pesquisam vacina contra o Zika, diz OMS

Obama pede ao Congresso fundo de emergência para combate da zika

Óculos escuros vão além da estética e do conforto

Conheça quatro dicas simples para cuidar do rosto no Carnaval

Fiocruz orienta grávidas a redobrar cuidados no carnaval para evitar Zika

comentáriosComentários

Para poder comentar, você precisa estar logado.

Ou então, clique no botão abaixo para se cadastrar.

Cadastre-se

termos de uso