Diário do Litoral
Santos, 08 de fevereiro de 201618:54
Especiais

Notícias

17 de setembro de 2013 15:15h

Expo Gatos 2013 acontece neste final de semana em São Vicente

Tradicional evento terá competição do maior gato do Brasil (raça Maine Coon), bem como a presença inédita do Singapura, o menor bichano do mundo

Como já acontece há cinco anos, a tradicional Expo Gatos sempre tem uma carta nova na manga - ou melhor, na pata - para surpreender o público. Em sua 6ª edição, dias 21 e 22 de setembro de 2013, no Ilha Porchat Clube, não será diferente: pela primeira vez na Baixada Santista, estará em exibição o Singapura, considerado o menor gato do mundo (os machos adultos pesam entre 2 e 3 quilos, as fêmeas, de 1,5 a 2,5). Ele irá se juntar a outros 200 gatos, de 20 raças exóticas e raras, de todas as partes do País e até do Exterior.

O nome já diz tudo: o Singapura é originário do cruzamento de várias raças de rua, em Cingapura, na Ásia. Mas foi desenvolvido e ganhou notoriedade nos Estados Unidos, a partir dos anos 70. A raça é bastante dócil, do tipo que gosta de 'se aconchegar na cama do dono'. Mas cuidado para não confundir gato com lebre: outra característica marcante dos Singapura é sua pelagem, de cor e textura similar à dos coelhos. Vale a pena ver e tocar!

Na outra ponta da régua, estão os Maine Coon – os maiores bichanos do mundo. Este ano, retorna à Expo Gatos o concurso do Maior Gato do Brasil, reunindo exemplares da raça de todo o País. Em 2011, quando a competição ocorreu pela última vez, a gata Diana Ross sagrou-se vencedora, com seus 1,02 metro. Em geral, as fêmeas Maine Coon são 30% menores que os machos. Assim, se fosse um gatão, Diana Ross mediria impressionantes 1,36 metros, da cauda à ponta do nariz.

Mas Singapura e Maine Coon não são as únicas estrelas da Expo Gatos. Afinal, estão previstos 200 gatos, de 30 raças. Outros destaques são os simpáticos Exóticos, de rosto redondo e focinho achatado; os Ragdoll, conhecidos como 'boneca de pano', pelo relaxamento da musculatura; já os Siberianos têm pelos impermeáveis e antialérgicos, enquanto os Sphynx simplesmente são pelados. E quem der de cara com um Bengal, imediatamente vai lembrar de um pequeno leopardo. Agora, pense em um cão Poodle com cara de gato. Isso mesmo: os Cornish Rex têm pelagem igual à dos Poodles. Com tanto exotismo e beleza, não é difícil de imaginar um dia divertido – e apaixonante – para toda a família.

Expo Gatos acontece nos dias 21 e 22 de setembro em São Vicente (Foto: Divulgação)

“A Expo Gatos pretende aproximar as pessoas dos gatos e ajudar a quebrar alguns mitos. Aquele, famoso, de que 'gato não é companheiro'. Ele é, sim, a seu modo. E hoje em dia, as pessoas têm menos tempo para um pet. O gato, por seu fácil manejo, é ótimo para quem vive na corrida do dia a dia. Ele só precisa de um pote de água, ração, caixa sanitária. E o amor do dono”, diz Hugo Cavalheiro, presidente da Associação da Raça Maine Coon no Brasil (Amacoon), organizadora do evento.

A Expo Gatos será das 10 às 18 horas, nos dois dias. A entrada custa R$ 4,00, mais um pacote de ração, a ser doado à Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Codevida), da Prefeitura de Santos, que acolhe animais abandonados ou que sofreram maus-tratos.

Mais competição

Em paralelo à mostra e ao concurso de maior gato, também acontecem a 15ª e 16ª etapas do Campeonato Brasileiro de Gatos de Raça, da Federação Felina Brasileira, filiada à entidade mundial, a FIFe (Fédération Internacionale Féline). O julgamento ficará a cargo de juízes de várias partes do mundo. Já estão confirmados da Suécia, Noruega, Dinamarca, Itália e Áustria. O anúncio dos vencedores de todas as competições será na tarde de 22 de setembro. Ao todo, são quatro categorias, divididas em seis classes: filhotes 3 a 6 meses, 6 a 10 meses, fêmeas adultas, machos adultos e neutros (machos e fêmeas neutros).

Para ler mais notícias, curta a página do Diário do Litoral no Facebook, siga nosso Twitter ou adicione ao Google+

imprimirenviar por e-mail

Enviar e-mail






Leia também:

Obra desaba e operário é soterrado em um poço de 11 metros em São Paulo

Folia do Momo continua na Baixada Santista

Turismo cresce em Mongaguá neste verão

Banhistas desaparecem em praia de SP; buscas serão retomadas hoje

Síria: mais de 45 mil refugiados estão na fronteira com a Turquia

comentáriosComentários

Para poder comentar, você precisa estar logado.

Ou então, clique no botão abaixo para se cadastrar.

Cadastre-se

termos de uso