Santos

Capacitação para servidores municipais teve data alterada

A orientação sobre o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão, que aconteceria nesta quarta (4), será realizada na próxima terça-feira (10), às 10 horas, na Escola de Governo

Comentar
Compartilhar
05 SET 201318h02

O dia da capacitação promovida pela Controladoria Geral do Município sobre o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) para os funcionários públicos municipais mudou para próxima terça-feira (10). A orientação ocorrerá na Escola de Governo, situada à Rua Washington, 227, Vila Maia, das 9 às 12 horas.

O objetivo da ação é esclarecer dúvidas sobre a norma em vigor, que permite ao cidadão ter acesso a todas as informações consideradas públicas. Pelo serviço, é possível se informar sobre ações das secretárias municiais, como prazo de conclusão das obras, licitação, pregão, contratos, dívidas e pagamentos.

Segundo o Controlador Geral do Município, Zaqueu Elias da Silva Ferreira, como a lei entrou em vigor há pouco tempo, ainda gera muitas dúvidas aos servidores designados pelas secretarias para responder às e informações dos munícipes.

“Nossa intenção é facilitar o trabalho do servidor, que estando bem esclarecido terá mais agilidade no atendimento prestado aos munícipes, quando estes solicitarem alguma informação. Não podemos nos opor em responder a um questionamento dos cidadãos. É uma lei e como tal temos que cumpri-la”, esclareceu o controlador.

Para utilizar o serviço, o interessado deve entrar no site da Prefeitura www.guaruja.sp.gov.br e clicar no ícone Portal da Lei de acesso à Informação, que fica do lado esquerdo da tela, embaixo do ícone informações úteis, ou no atalho existente no campo Portal da Transparência e a Bandeira do Brasil.

Ao clicar em qualquer um dos ícones, é aberta uma nova janela com o título Lei de Acesso à informação, que direciona à outra tela com um símbolo amarelo, semelhante a um balão, com um ícone verde, que é a marca do Portal. Daí, o munícipe clica mais uma vez e cadastra email e senha. Com a conclusão desta etapa, é possível iniciar o pedido de informação.

Colunas

Contraponto