Programa está com agenda aberta para escolas municipais de Guarujá

Unidades escolares têm 12 opções de roteiros para educação ambiental

8 MAR 2018 • POR • 15h00
No total, são 12 opções de roteiros incluindo fortes, trilhas, museus, aquários, praias, fazenda e sítio - Imprensa/PMG

Passar momentos na natureza, com paisagens únicas que revelam histórias ímpares para nos contar é uma oportunidade de educação ambiental, que a Prefeitura de Guarujá oferece aos alunos da rede municipal de ensino da Cidade. É o programa "Caminhos da Mata", desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que está com os roteiros abertos para as escolas agendarem suas turmas.

Para definir suas datas, as escolas precisam entrar em contato com a Semam pelo e-mail caminhosdamata@hotmail.com informando a data pretendida e o motivo pelo qual o roteiro foi escolhido, que deverá ser selecionado conforme conteúdo escolar. Após a confirmação por e-mail, deverá ser encaminhado um ofício com a data e roteiro, confirmando a participação no programa.

Segundo Shirley Costa, supervisora da Secretaria de Meio Ambiente, o objetivo do programa é complementar o ensino formal. "A proposta do 'Caminhos da Mata' é mostrar ao aluno, na prática, aquilo que ele aprende em sala de aula. É uma experiência que eles vão lembrar para o resto da vida. Nossa maior satisfação é ver que estamos formando agentes multiplicadores do meio ambiente."

No total, são 12 opções de roteiros incluindo fortes, trilhas, museus, aquários, praias, fazenda e sítio. Cada escola poderá realizar somente dois roteiros por ano, mas para que o segundo roteiro possa acontecer, a escola deverá  realizar uma atividade em sala de aula com o conteúdo adquirido para mensurar a qualidade do aprendizado que o programa está transmitindo. O relatório dessa atividade deverá ser enviado pelo e-mail de contato.