Mulheres ocupam quase metade das chefias da Prefeitura de Santos

Das 1.222 vagas de chefias no Executivo, as mulheres ocupam 590 (48,3%) lugares

7 MAR 2018 • POR • 20h18
As mulheres ocupam quase a metade das chefias da Prefeitura de Santos - Divulgação/PMS

No Dia Internacional da Mulher (8), elas continuam em sua luta por direitos, igualdade de oportunidades e salário igual ao homem quando ocupa a mesma função. Mas na Prefeitura de Santos o cenário adverso quanto ao gênero não existe. Das 1.222 vagas de chefias no Executivo, as mulheres ocupam 590 (48,3%) lugares.

As 1.222 chefias da Administração Municipal são distribuídas entre 306 cargos em comissão e 916 funções gratificadas. Nessa última chefia, o número de mulheres (464) já supera o de homens (452) no comando.

Já nos cargos em comissão, 126 (41,2%) são do sexo feminino e 180 (58,8%) do masculino.

Distribuição

As secretarias com mais mulheres no comando são as de Saúde (181), Desenvolvimento Social (79), Gestão (46) e Educação (36).

Outra luta feminista que encontra respaldo no Poder Público é que não existe diferença salarial entre homens e mulheres quando ocupam o mesmo nível de chefia.

Outra vantagem usufruída pelas servidoras municipais é a licença-maternidade de 180 dias. Um direito que a primeira Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada este ano no Senado busca universalizar para todas as brasileiras.

No comando

Vanessa Prandato Pestana Filipe está há 24 anos na Prefeitura, mas há quase 11 ocupa cargos de comando, sempre na Secretaria de Gestão. São cinco anos em várias coordenadorias, cinco em chefias de sessão e há dez meses responde pela chefia do Departamento de Gestão de Pessoas e Ambiente de Trabalho, liderando 140 servidores.

O departamento possui seis coordenadorias e quatro são comandadas por mulheres. "A gente sabe da desigualdade e da luta das mulheres, mas na Prefeitura o trabalho e a dedicação são reconhecidos. Sinto que conquistei o meu espaço".