1ª Mostra da Economia Solidária de Mulheres será dia 8 em Peruíbe

Objetivo é auxiliar as mulheres na geração de renda e no combate à violência

6 MAR 2018 • POR • 09h08
1ª Mostra da Economia Solidária de Mulheres de Peruíbe será na Praça da Matriz, no Centro - Edilson Almeida / Prefeitura de Peruíbe

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, um grupo de mulheres do município de Peruíbe irá participar da 1ª Mostra da Economia Solidária de Mulheres de Peruíbe. 

“Pela vida das mulheres, democracia e soberania” é o tema do evento marcado para esta quinta-feira, dia 8, na Praça Monsenhor Lino dos Passos, a Praça da Matriz, no centro do município, das 11 às 18 horas.

O objetivo da Mostra, segundo uma das organizadoras, Imaculada Conceição Gomes Favini, 60, é organizar e promover a união entre as mulheres, agir no combate à violência e ter independência econômica por meio da geração de renda. “A Mostra irá divulgar os trabalhos do grupo, gerar renda e poderemos, futuramente, reivindicar um espaço para realizar uma feira semanal”, destacou Imaculada. 

Para a vereadora Luciana Castellan, de Peruíbe, que faz parte da comissão organizadora do evento, “a intenção é mostrar às mulheres que é possível sair de uma situação de vulnerabilidade e se manter, mas isso só é possível com a união entre as mulheres”, completa a vereadora.      

Cerca de 25 mulheres participarão da Mostra, entre pescadoras, agricultoras e produtoras. Diversos produtos serão oferecidos ao público, como frutas e verduras, pães caseiros, bijuterias, panos de copa pintados, bordados, artesanatos de fibras de banana, em telhas, patchwork, pinturas em quadros, entre outros. Os produtos serão expostos e estarão à venda no local. 

Além da exposição dos produtos, pela manhã, após a abertura, haverá oficinas de bijuteria sustentável e de fibras de banana. 

Rodas de conversa

À partir das 13 horas, estão programadas rodas de conversa sobre os temas: “Economia Feminista e Solidária”, com Sheyla Saori Iyusuka, da ONG Sempre Viva Organização Feminista (SOF); “Diferentes tipos de violência contra as mulheres “, com Paula Machado, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa das Mulheres da Defensoria Pública do Estado; e “Prevenção de Câncer Mama”, com Socorro Mendonça, do Instituto Amigas do Peito de Peruíbe.

Haverá ainda outras oficinas de artesanato em telha e de patchwork embutido, e atividades de Vivências com práticas integrativas sobre enfermagem e recreação infantil, com alunos do curso de Enfermagem e de Educação Física, da Faculdade de Peruíbe. E também uma programação musical com a apresentação do grupo “Baque Mulheres de Maré”.

Para encerrar o evento está marcado um Ato de Marcha Mundial das Mulheres com a participação de todos os presentes. 

A comissão organizadora da Mostra da Economia Solidária é composta por União das Mulheres de Peruíbe, União de Mulheres Agricultoras, Sempre Vida Organização Feminista, Comissão Especial de Estudos da Mulher da Câmara de Peruíbe e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. E ainda o apoio da Prefeitura de Peruíbe, da Faculdade e da Etec do município, da Colônia de Pescadores, da Igreja Matriz, e do Movimento de Educação Popular em Saúde.            

Serviço:

1ª Mostra da Economia Solidária de Mulheres de Peruíbe

Dia – 8 de março, das 11 às 18 horas.

Local – Praça da Matriz, centro de Peruíbe.