Últimos dias para se vacinar contra a febre amarela em Itanhaém

Ainda há grande parcela da população desprotegida contra o vírus; as doses são aplicadas em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs)

28 FEV 2018 • 22h20
Levantamento realizado no dia 26 de fevereiro mostrou que 71% do público-alvo já foi imunizado contra a doença - Divulgação/PMI

Quem não se imunizou terá uma nova oportunidade para se vacinar contra a febre amarela. Isso porque a Secretaria Municipal de Saúde estendeu até sexta-feira (2) o prazo da campanha emergencial. A ação acontece em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8 às 16 horas. Para se imunizar, os interessados devem comparecer ao local com um documento com foto e, se possível, carteira de vacinação e Cartão SUS.

As pessoas que já tomaram a vacina uma vez não precisam se imunizar novamente, pois ela é válida por toda a vida. A campanha, com oferta de dose fracionada, é direcionada ao público que não recebeu a vacina, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. O frasco utilizado na Rede Pública de Saúde pode ser subdividido em até cinco partes, sendo aplicado 0,1 ml da vacina. Um balanço com o número de vacinados deverá ser divulgado nos próximos dias.

Desde o início da campanha, em 25 de janeiro, a Prefeitura de Itanhaém vem adotando medidas preventivas, inserindo, inclusive, postos volantes em regiões mais isoladas e de difícil acesso. A meta é vacinar 69 mil pessoas até o fim da campanha que mobilizou a participação de mais de 250 profissionais da saúde.

Contraindicações

Em alguns casos, a imunização não é permitida. São eles: bebês menores de 9 meses de idade; mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade; pessoas com alergia grave ao ovo; pessoas com HIV e têm contagem de células CD4 menos que 340; pessoas em tratamentos com quimioterapia ou radioterapia; pessoas portadoras de doenças autoimunes; pessoas submetidas a tratamento imunossupressores, que diminui a defesa do organismo.

Vacinados

A Secretaria Municipal de Saúde registrou nos últimos dias aumento na procura pela vacina contra a febre amarela em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs). Levantamento realizado no dia 26 de fevereiro mostrou que 71% do público-alvo já foi imunizado contra a doença, equivalente a 49.418 vacinas aplicadas, entre dose fracionada e integral. Embora os números sejam promissores, ainda há uma parcela da população desprotegida contra o vírus.

Região             Local
USF Savoy     Rua Jaime Lino dos Santos, 290, Savoy
USF Centro     Av. Tiradentes, 98, Mosteiro
USF Oásis     Rua Estanislau Gerônimo, 418, Jd. Oásis
USF Belas Artes     Rua Henrique Júlio de Lima, 112, Belas Artes
USF Gaivota     Avenida Flácides Ferreira, 500, Gaivota
USF Suarão     Rua Padre Teodoro Ratisbone, 650, Suarão
USF Guapiranga     Rua Aristeu Rodrigues da Silva, s/nº, Guapiranga
USF Coronel     Avenida Domingos Perez Domingues, 734, Jd. Coronel
USF Loty     Rua Alameda Guaraçai, s/nº, Campos Elíseos
USF Grandesp     Av. Pedro Carlos Gerônimo Soares, 1.074, no Jd. Grandesp