Guarujá vacinou apenas 11% da população estimada contra a febre amarela

Meta estipulada ao Município é de vacinar mais de 295 mil pessoas, porém só 32.548 procuraram os postos até o momento

7 FEV 2018 • POR • 10h25
A baixa procura pode estar relacionada também a insegurança de boa parte da população, que ainda resiste em tomar a vacina - André Borges/Agência Brasília/Fotos Públicas

Desde o último dia 25, a Prefeitura de Guarujá já vacinou um total de 32.548 pessoas contra a febre amarela. O dado representa apenas 11,1% do total do público estimado a ser vacinado, que é de mais de 295 mil pessoas. No último sábado (3), primeiro Dia D da campanha de vacinação, só 6.800 munícipes procuraram os 20 postos disponíveis na Cidade (ver lista abaixo).

A baixa procura pode estar relacionada também a insegurança de boa parte da população, que ainda resiste em tomar a vacina. “Temos que desmistificar isso. A vacina fracionada é segura, possui uma eficácia de 98% e protege contra a doença por até oito anos”, explica o diretor de Vigilância em Saúde de Guarujá, Carlos Leda.

Além disso, a divulgação do primeiro caso confirmado de febre amarela em São Bernardo do Campo é outro fator que mantém a Prefeitura em estado de atenção contra a doença. Trata-se de um paciente que não se vacinou e que também não viajou nos últimos meses. Diante disso, Guarujá destaca a importância da conscientização das pessoas em procurar pela vacinação, já que esta é uma cidade próxima da Região da Baixada Santista.

Mesmo Guarujá não tendo nenhum caso confirmado ou até de suspeitos da doença até o momento, a Prefeitura vem fazendo a sua parte. Isso no que diz respeito à prevenção, quanto na elaboração de novas ações de conscientização aos munícipes, com previsão de serem divulgadas e desenvolvidas nas próximas semanas.

Portanto, a Secretaria de Saúde recomenda à população, que se dirija a uma das 20 unidades de saúde participantes até o próximo dia 17, quando termina oficialmente a campanha de vacinação. Nesta data, também será realizado o último dia D de vacinação. O horário de atendimento nas unidades (inclusive no dia D) é das 8 às 17 horas.

Sobre a dose 

Será fracionada (0,1ml), conforme diretriz do Ministério da Saúde. Estudo recente realizado pelos laboratórios Bio-Manguinhos/Fiocruz aponta a presença de anticorpos contra a febre amarela, após 8 anos, na dose fracionada, semelhante ao observado com a dose padrão neste mesmo período. Estudos em andamento continuam a avaliar a proteção posterior a esse período.

Dessa forma os resultados dão suporte ao uso de doses fracionadas da vacina. Quem já tomou uma dose da vacina, não precisará se vacinar novamente. A vacina aplicada na rotina (dose padrão -0,5ml) tem validade para a vida toda, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Restrições 

A vacina é contraindicada para crianças menores de 9 meses; gestantes; mulheres amamentando crianças de até 6 meses; pacientes em tratamento de quimioterapia, radioterapia ou com corticoides, em doses elevadas. Em caso de dúvida consultar um médico e solicitar a autorização. Também deverão consultar o médico da necessidade da vacina, os portadores do vírus HIV, pacientes com tratamento de neoplasia concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue e doença falciforme.

Febre Amarela

Doença infecciosa transmitida por meio da picada de mosquito infectado, podendo afetar humanos e animais, como os macacos. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença. Os principais sintomas são: febre, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo, fadiga, náuseas e vômitos. A manifestação clínica inclui insuficiência hepática e renal, podendo evoluir para óbito.

Confira a relação de postos de vacinação (incluindo o Dia D em 17/02):

UBS Vila Baiana

Rua Vereador Orlando Falcão, 143 – Enseada

UBS Vila Rã

Rua Maria Geralda Valadão, 1.114 – Jardim Mar e Céu

UBS Pernambuco

Rua Samambaia – s/nº - Praia do Pernambuco

UBS Santa Rosa

Avenida Manoel da Cruz  Michael, 133 – Santa Rosa

UBS Vila Edna

Avenida Brasil, s/nº - Vila Edna

USAFA Cidade Atlântica

Rua Uruguai, 3.000 - Cidade Atlântica

USAFA Perequê

Rua Rio Branco, 235 - Perequê

USAFA Santa Cruz dos Navegantes

Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº - Santa Cruz dos Navegantes

USAFA Jardim Dos Pássaros

Rua Rouxinol, 25 – Jardim Santo Antônio

USAFA Jd. Las Palmas

Rua José Alves de Oliveira, s/nº, Las Palmas

USAFA Dr. David Capistrano

Rua Paulo Agostinho da Silva, s/nº - Vila Zilda

UBS Vila Áurea

Rua Francisco de Castro, s/nº- Vila Áurea

UBS Jardim Boa Esperança

Avenida Adriano Dias dos Santos, 533 - Jardim Boa Esperança

UBS Pae Cará

Avenida São João, 155 – Pae Cará

UBS Morrinhos

Avenida Antenor Pimentel, s/nº, Morrinhos II

UBS Vila Alice

Rua Rio Grande do Sul, s/n°, Vicente de Carvalho

USAFA Sitio Conceiçãozinha

Rua Nova Esperança, 11, Sítio Conceiçãozinha

USAFA Jardim Conceiçãozinha

Avenida Bento Pedro da Costa, s/n – Jardim Conceiçãozinha

USAFA Jardim Progresso

Rua Josefa Ermínia Caldas, s/n°, Jardim Progresso

USAFA Jardim Brasil

Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/n°, Morrinhos