Linha Conheça Santos tem último passeio com parada especial do ano

A partir da próxima semana, os tours ocorrerão em novos horários e no ‘formato verão’

25 NOV 2017 • 12h31
Parada especial na exposição sobre as criações do padre Bartolomeu de Gusmão, instalada no Museu Pelé - Susan Hortas

As incríveis invenções de um gênio nascido em Santos serão as atrações principais dos passeios da Linha Conheça Santos no fim de semana que marca o encerramento da baixa temporada. A partir da próxima semana, os tours ocorrerão em novos horários e no ‘formato verão’.

Neste sábado (25) e domingo (26), às 10h e às 14h, os passeios panorâmicos vão partir do Posto de Informações Turísticas do Gonzaga (Posto de Salvamento 3) e terão parada especial na exposição sobre as criações do padre Bartolomeu de Gusmão, instalada no Museu Pelé.   

No local, os passageiros vão conferir 13 maquetes feitas em madeira e resina epoxi, criadas pelo pesquisador e engenheiro, João Inácio da Silva Filho. As obras recriam muitas das invenções de Gusmão, como o forno solar, construído com lentes e capaz de assar carnes; o sistema de automação para drenar água dos porões, utilizado até hoje pelos navios, e talvez o mais famoso dos inventos: o aeróstato, mais conhecido como balão de ar quente, que rendeu a Gusmão o apelido de ‘padre voador’.

A passagem para o passeio custa R$ 15,00 e pode ser adquirida com o motorista do micro-ônibus. O veículo tem ar-condicionado e acessibilidade para pessoas com deficiência. Em caso de chuva, o tour será cancelado.

Morros

Sábado também é dia do passeio da Linha Conheça Santos-Morros, que será realizado a partir das 15h, com saída do Posto de Informações Turísticas do Gonzaga (Posto de Salvamento 3). O primeiro destino do percurso será o Complexo Turístico, Cultural e Esportivo do Morro São Bento, onde se apresentará o Rancho Folclórico Típico Madeirense.

Na sequência, o tour segue para Lagoa da Saudade (Morro da Nova Cintra), local das apresentações de dança cigana e da feira de artesanato e bijuterias típicas. As reservas para o passeio, monitorado por guias da Secretaria de Turismo, podem ser feitas no sábado, a partir das 13h, pelo telefone 3284-4375. A passagem custa R$ 15,00. Não haverá passeio em caso de chuva.