X

Mundo

Uber é negócio ilegal, vê Justiça da Dinamarca

No mês passado, um motorista do Uber na Dinamarca foi condenado por violar as leis de táxi e multado em 6 mil coroas dinamarquesas

Folhapress

Publicado em 03/12/2016 às 12:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Uber vem se deparando com numerosos casos judiciais em vários países / Divulgação

A divisão europeia de negócios do Uber foi indiciada na Dinamarca por supostamente ter ajudado dois motoristas a violarem as leis de táxi, informou ontem (2) o chefe da promotoria da polícia de Copenhague.

A acusação do Uber é um caso teste de avaliação judicial de possível cumplicidade da empresa em atos ilegais cometidos pelos seus motoristas, informou o promotor Vibeke Thorkil-Jensen em comunicado.

No mês passado, um motorista do Uber na Dinamarca foi condenado por violar as leis de táxi e multado em 6 mil coroas dinamarquesas (US$ 855). Um segundo motorista foi sentenciado por revelia ao não comparecer perante o tribunal.

O Uber vem se deparando com numerosos casos judiciais em vários países e alguns de seus motoristas, que não estão sujeitos às rigorosas regras de licenciamento e segurança, foram condenados por oferecer serviços de táxi ilegal.

Mas essa é a primeira vez que o próprio Uber é indiciado na Dinamarca.

"Agradecemos a oportunidade de esclarecer nossa posição legal ao promotor", disse um porta-voz do Uber à Reuters, acrescentando que a empresa se sente encorajada por recentes indícios de que o governo dinamarquês planeja "modernizar" as regras.

A promotoria de Copenhague inicialmente buscará uma multa de 30 mil coroas dinamarquesas para o Uber, afirmou Thorkil-Jensen. Se a corte decidir contra a empresa, o promotor disse que multas separadas podem ser aplicadas para eventuais violações futuras por parte dos motoristas.

Ainda não foi definida uma data para audiência em Copenhague, de acordo com o promotor. O Uber informou que o serviço continuará sendo prestado na Dinamarca, enquanto o processo estiver em andamento.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter