X

Mundo

Turquia demite mais 15 mil servidores por ligação com tentativa de golpe

Os nomes das pessoas exoneradas foram publicados em Diário Oficial, o que impede que sejam reincorporadas no futuro

Folhapress

Publicado em 22/11/2016 às 12:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governo da Turquia anunciou nesta terça-feira (22) a exoneração de 15 mil funcionários públicos e o fechamento de 375 de instituições e meios de comunicação, em uma nova leva de expurgos ligados à tentativa frustrada de golpe contra o presidente Recep Tayyip Erdogan, em julho.

Dentre os funcionários demitidos, estão 2.000 membros das Forças Armadas, 7.600 policiais, 400 membros da Guarda Nacional e mais de 5.000 pessoas de instituições públicas, como médicos, enfermeiros e engenheiros.

Os nomes das pessoas exoneradas foram publicados em Diário Oficial, o que impede que sejam reincorporadas no futuro. Eles são suspeitos de ligação com organizações terroristas.

Por meio de decretos, também foram fechadas 375 organizações, 18 instituições de caridade e nove veículos de comunicação. O governo exige que instituições fechadas passem a ser controladas por órgãos públicos.

Os expurgos desta terça elevam para mais de 125 mil o número de funcionários públicos demitidos ou suspensos desde a tentativa de golpe militar de 15 de julho, que deixou 240 mortos. No período, foram presas cerca de 36 mil pessoas, que ainda aguardam julgamento, e foram fechados mais de 130 veículos de comunicação.

O governo de Erdogan usa atribuições de um estado de emergência instaurado após a tentativa de golpe para emitir decretos e contornar o Parlamento. O mandatário acusa o clérigo Fetullah Güllen de orquestrar o golpe -o dissidente, que está autoexilado nos EUA, nega.

Opositores acusam Erdogan de usar o estado de emergência para reprimir não apenas o movimento liderado por Güllen, mas todo tipo de dissenso na sociedade turca. No mês passado, foram presos os líderes da sigla opositora HDP, ligada à minoria étnica curda.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter