03h : 30min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Trump Jr. divulga e-mail que mostra oferta russa para informações sobre Hillary

Nos últimos dias, a imprensa americana havia divulgado que ele e outros integrantes da equipe de governo do republicano haviam se encontrado com a advogada russa Natalia Veselnitskaya

Comentar
Compartilhar
11 JUL 2017Por Estadão Conteúdo18h30

Donald Trump Jr., filho mais velho do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou, em seu perfil no Twitter, um e-mail trocado com o publicitário Rob Goldstone, o qual mostra que o governo da Rússia tentou fornecer informações comprometedoras sobre a democrata Hillary Clinton à campanha de Trump.

"Para ser totalmente transparente, estou liberando todos os meus e-mails com Rob Goldstone sobre a reunião que tive em 9 de junho de 2016", disse Trump Jr. em um comunicado publicado no Twitter. "Para colocar isso em contexto, isso ocorreu antes que a atual febre russa entrasse em vigor."

Nos últimos dias, a imprensa americana havia divulgado que Trump Jr. e outros integrantes da equipe de governo do republicano, como Jared Kushner, genro do presidente, e o chefe da campanha, Paul Manafort, haviam se encontrado com a advogada russa Natalia Veselnitskaya, por intermédio de Goldstone, para a obtenção de supostas informações comprometedoras sobre Hillary Clinton, que concorreu com Trump à Casa Branca no ano passado. O encontro teria ocorrido a pedido do cantor pop russo Emin Agalarov, que tem ligações com os negócios da família Trump.

"Esta é, obviamente, uma informação de alto nível e bastante sensível, mas faz parte da Rússia e de seu apoio do governo a Trump", diz um dos e-mails. Em um dos conteúdos, referindo-se às informações sobre Hillary, Trump Jr. afirmou a Goldstone que "se é o que você diz, eu adoro".

Apesar da alegação anterior de Trump Jr. de que não sabia sobre os supostos laços da advogada russa com o Kremlin, Goldstone declarou, explicitamente em um dos e-mails, que ela era uma "advogada do governo russo". Goldstone é um dos publicitários ligados ao cantor Emin Agalarov e também tem conexões com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Colunas

Contraponto