X

Mundo

Trump demite ex-número dois do FBI horas antes de sua aposentadoria

A decisão, que foi motivada por vazamentos desautorizados de informações à imprensa, segundo o Departamento de Justiça, pode influenciar negativamente a pensão a ser recebida pelo servidor.

Folhapress

Publicado em 17/03/2018 às 19:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

McCabe foi questionado por Trump em quem havia votado nas eleições presidenciais, segundo relatos da imprensa. / Fotos Públicas/Divulgação

O ex-vice-diretor do FBI Andrew McCabe foi demitido na noite desta sexta (16) pelo governo de Donald Trump poucas horas antes de deixar o cargo para se aposentar. A decisão, que foi motivada por vazamentos desautorizados de informações à imprensa, segundo o Departamento de Justiça, pode influenciar negativamente a pensão a ser recebida pelo servidor.

McCabe havia anunciado sua aposentadoria no início do ano, depois de uma queda de braço com a administração. Ele deixaria a função pública nesta segunda (19). O antigo número dois do FBI (equivalente à polícia federal americana) é um dos personagens centrais nas suspeitas de obstrução de justiça pelo presidente Donald Trump, durante a investigação sobre a interferência russa nas eleições de 2016.

No ano passado, quando assumiu interinamente a chefia do FBI, McCabe foi questionado por Trump em quem havia votado nas eleições presidenciais, segundo relatos da imprensa. 

O investigador é visto por alguns republicanos como um opositor da Casa Branca. Ele era considerado o braço direito de James Comey, diretor do FBI que foi demitido por Trump, no ano passado. Sua mulher foi candidata ao Senado pelo partido democrata há dois anos, e recebeu milhares de dólares em doações de um aliado próximo de Hillary Clinton.

Trump já criticou o fato em redes sociais e sugeriu que McCabe fosse substituído no comando da investigação do FBI sobre os e-mails de Hillary -que usou um servidor particular para tratar de assuntos oficiais, na época em que foi secretária de Estado.

Foi essa investigação que motivou a demissão do servidor, de acordo com o Departamento de Justiça. A conduta de McCabe no caso era alvo de apuração do inspetor geral, uma espécie de corregedor do Departamento de Justiça, que concluiu que ele vazou informações sobre o caso para a imprensa e mentiu ao falar sobre o fato. O relatório foi concluído no início do mês. 

McCabe não havia comentado sua demissão até o fim da noite desta sexta. A Casa Branca também não se pronunciou a respeito.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter