X

Mundo

Suprema Corte alemã nega pedido para banir partido de extrema direita

Segundo a lei alemã, deve haver evidências incontestáveis de que um partido ameaça a democracia para que este seja proibido

Folhapress

Publicado em 17/01/2017 às 23:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Corte Constitucional da Alemanha negou nesta terça-feira (17) o pedido de banimento do partido de extrema direita NPD (Partido Nacional Democrata, na sigla em alemão).

Apesar de admitir que a legenda tem semelhanças com o Partido Nacional-Socialista do ditador Adolf Hitler (1889-1945), como uso de símbolos e reverência a personalidades nazistas, e que sua ideologia fere princípios da Constituição alemã, a Suprema Corte considera que a sigla não tem chances de chegar ao poder.

Segundo a lei alemã, deve haver evidências incontestáveis de que um partido ameaça a democracia para que este seja proibido.

"O NPD planeja substituir o sistema constitucional existente com um Estado nacional autoritário seguidor da ideia de uma "comunidade de pessoas" etnicamente definida", afirmou a Corte em sua decisão. "Contudo, não há no momento indicações sugerindo de que essa empreitada será bem-sucedida."

Agências de inteligência alemãs descreveram o NPD como racista e antissemita, e a tentativa dos 16 Estados federais alemães de banir a legenda ocorre em meio ao apoio crescente a grupos da extrema direita e à crise de refugiados.

O NPD, porém, acabou perdendo apoiadores para o partido populista AfD (Alternativa para a Alemanha), que chega a marcar 15% nas pesquisas nacionais para as eleições gerais de setembro, atrás apenas dos dois maiores partidos, os cristãos-democratas e os sociais-democratas.

No ano passado, o partido extremista perdeu seu único assento em um Parlamento estadual. A sigla tem, no entanto, uma cadeira no Parlamento Europeu, conquistada em 2014.

Fundado em 1964, o NPD tem cerca de 5.000 membros e é ligado a grupos violentos de neonazistas, de acordo com agências de inteligência da Alemanha. Diversas figuras-chave do partido foram condenadas por negar a existência do Holocausto.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

Apoio

Em Santos, construção civil quer ajudar na restauração da Escolástica Rosa

O complexo ocupa 17 mil metros quadrados e tem oito prédios, mas este patrimônio histórico inaugurado em 1908 agoniza

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter