X

Mundo

ONU aprova sanções contra Coreia do Norte por causa de quinto teste nuclear

Na nova resolução, o conselho decidiu que o país não deve fornecer, vender ou transferir carvão, ferro e minério de ferro do seu território, exceto para fins de subsistência

Agência Brasil

Publicado em 01/12/2016 às 21:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Conselho de Segurança da ONU aprovou sanções contra a Coreia do Norte por causa do quinto teste nuclear / Reuters

O Conselho de Segurança da ONU aprovou na quarta-feira (30), por unanimidade, uma resolução reforçando as sanções contra a Coreia do Norte, em resposta ao quinto teste nuclear do país. Na nova resolução, o conselho decidiu que o país não deve fornecer, vender ou transferir carvão, ferro e minério de ferro do seu território, exceto para fins de subsistência. As informações são da agência chinesa Xinhua.

O conselho fixa um limite máximo para a exportação de carvão pela Coreia do Norte [oficialmente República Popular Democrática da Coreia - RPDC], que não pode ultrapassar US$ 400,9 milhões ou 7,5 milhões de toneladas métricas do produto por ano, o que for menor, a partir de 1º de janeiro de 2017. Além disso, o órgão proíbe a venda de cobre, níquel, prata, zinco e estátuas da RPDC.

Em 9 de setembro, a RPDC realizou mais um teste de explosão de ogivas nucleares. Foi o quinto teste nuclear de Pyongyang, realizado oito meses após o anterior. "O governo chinês se opõe firmemente a tal ato," disse o embaixador chinês na ONU, Liu Jieyi.

"A resolução adotada pelo Conselho hoje demonstra a posição uniforme da comunidade internacional contra o desenvolvimento pela Coreia do Norte de seus programas nucleares e de mísseis e para a manutenção do regime internacional de não proliferação nuclear," disse Liu.

Após o conselho aprovar a resolução, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a nova resolução "envia uma mensagem inequívoca" de que a Coreia do Norte deve cessar outras ações provocatórias e cumprir plenamente as suas obrigações internacionais.

"A RPDC deve reverter seu curso e avançar para o caminho da desnuclearização através de um diálogo sincero," disse Ban, ao mesmo tempo em que estimula a comunidade internacional a melhorar as condições de vida do povo coreano.

Até agora, o Conselho de Segurança aprovou seis resoluções para conter os programas nucleares e de mísseis da RPDC. Em março, o Conselho impôs severas sanções, incluindo uma proibição de exportação e congelamento de ativos na RPDC, em resposta ao seu teste de bomba H realizado em janeiro. O país também realizou testes nucleares subterrâneos em 2006, 2009 e 2013.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter