X

Mundo

Governo da Colômbia confirma 22,6 mil casos de Zika; três pessoas já morreram

De acordo com balanço oficial, também houve aumento dos casos da síndrome neurológica de Guillain-Barré

Agência Brasil

Publicado em 07/02/2016 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mais de 22,6 mil casos de infecção com o vírus Zika foram confirmados na Colômbia / Agência Brasil

Mais de 22,6 mil casos de infecção com o vírus Zika foram confirmados na Colômbia, o segundo país mais afetado.De acordo com balanço oficial, também houve aumento dos casos da síndrome neurológica de Guillain-Barré.

“Os casos de Guillain-Barré aumentaram cerca de 66%”, afirmou neste sábado o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, a propósito da síndrome associada ao vírus Zika, depois do anúncio da morte de três pessoas.

No total, foram notificados 25.645 casos de infecção com o vírus Zika: 22.612 casos confirmados e 3.033 suspeitos, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde.

No fim de uma reunião na manhã de hoje com as autoridades de saúde da Colômbia, Juan Manuel Santos destacou que nenhum caso de microcefalia fetal tinha sido registrado entre as mulheres grávidas contaminadas pelo vírus.

“Não há um único caso de bebê com microcefalia de mulheres contaminadas com o Zika”, afirmou o presidente colombiano. Ele fez um apmelo para um reforço de prevenção contra o vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypiti e para o qual ainda não há vacina.

O Zika provoca sintomas gripais, como febre, dores de cabeça e no corpo. Mas é também suspeito de causar, em mulheres grávidas, defeitos congênitos graves no feto, como a microcefalia (redução da circunferência da cabeça, prejudicial ao desenvolvimento intelectual).

Este vírus está também associado à síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica que pode causar paralisia irreversível.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter