X

Mundo

Genro de Trump teve três contatos não revelados com russo, diz agência

Embora não seja investigado, Jared Kushner é alvo de interesse do FBI

Folhapress

Publicado em 28/05/2017 às 21:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O genro de Donald Trump teve três contatos não revelados com russos, segundo agência / Associated Press

Genro e assessor do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Jared Kushner, teve três contatos não revelados anteriormente com o embaixador russo em 2016 -durante a campanha presidencial e depois dela, disseram à Reuters sete diferentes fontes com trânsito atual ou anterior no governo americano. Entre os contatos estariam duas ligações feitas entre abril e novembro do ano passado.

A nova informação surge um dia após o jornal "Washington Post" divulgar que Kushner discutiu com os russos, antes da posse, o estabelecimento de um canal de comunicação "secreto e seguro".

Embora não seja investigado, Kushner é alvo de interesse do FBI por ter sido citado em inquérito sobre conexões entre a campanha de Trump e o Kremlin.

Em segredo

Segundo o "Washington Post", o embaixador russo nos EUA, Sergei Kislyak, teria informado a seus superiores em Moscou que Kushner propôs, num encontro no início de dezembro em Nova York, usar instalações diplomáticas russas na capital para criar esse canal secreto com o Kremlin.

O ex-conselheiro de Segurança Nacional Michael Flynn, que teve que renunciar em fevereiro por ter mentido sobre suas conversas com Kislyak, também esteve no encontro, ocorrido na Trump Tower.

A Casa Branca reconheceu, em março, que Kushner se reuniu com o embaixador, mas minimizou, na época, a importância da discussão.

O FBI, contudo, considera o encontro fundamental nas investigações sobre os laços entre membros da equipe de Trump e Moscou antes das eleições. O governo russo é acusado de ter tentado interferir no pleito.

Segundo os funcionários que tiveram acesso a relatórios de inteligência, o embaixador russo teria ficado "perplexo" com a sugestão do genro de Trump, que envolveria o uso, por um funcionário americano, de parte da estrutura do consulado ou da embaixada da Rússia em Washington -o que significaria riscos para os dois governos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter