X

Mundo

Família de imigrante de 7 anos morta sob custódia dos EUA nega que ela estava sem comer há dias

A menina e seu pai, Nery Gilberto Caal Cuz, 29, haviam sido detidos pelas autoridades imigratórias em 6 de dezembro no Estado do Novo México e faziam parte de um grupo de 163 pessoas que abordaram agentes dos EUA para se entregarem.

Folhapress

Publicado em 16/12/2018 às 20:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As "jaulas" onde crianças imigrantes são colocadas nos EUA. / Divulgação

A família da guatemalteca Jakelin Caal, 7, negou a versão dada pela Patrulha da Fronteira dos Estados Unidos de que a menina morreu de desidratação após vários dias sem comer ou beber nada.

Segundo as autoridades americanas, Jakelin morreu de choque horas depois de ter sido posta sob custódia da Patrulha de Fronteira.

A menina e seu pai, Nery Gilberto Caal Cuz, 29, haviam sido detidos pelas autoridades imigratórias em 6 de dezembro no Estado do Novo México e faziam parte de um grupo de 163 pessoas que abordaram agentes dos EUA para se entregarem, segundo informou o jornal americano Washington Post.

Na manhã de 7 de dezembro, a menina começou a ter convulsões, vomitar e sentir falta de ar. Socorristas descobriram que sua temperatura estava em 40º C. Ela foi levada ao Hospital Providence de El Paso, no Texas, onde morreu.

As autoridades americanas disseram que ela não comia ou bebia há dias. 

Um comunicado dos advogados de Caal Cuz diz que ele garantiu que sua filha recebesse comida e água durante sua viagem pelo México. Eles fazem parte da mega caravana que levou milhares de imigrantes centro-americanos à fronteira entre México e Estados Unidos para tentar entrar no país.

O episódio causou repercussão internacional e mobilizou Washington. A chefe do Departamento de Segurança Interna, que supervisiona a agência de Alfândega e Proteção de Fronteira, comparecerá diante do Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados na semana que vem, disse Jerry Nadler, a democrata mais graduada da entidade, no Twitter. "Exigiremos respostas imediatas para esta tragédia", disse Nadler.

O presidente dos EUA, Donald Trump, fez do endurecimento da política imigratória um dos pilares de sua presidência e prometeu construir um muro ao longo da fronteira sul com o México. Sua política imigratória de "tolerância zero", que resultou na separação de crianças e pais na divisa, causou revolta nacional.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Guarujá quer mudar as duas entradas da cidade, diz secretário

Adilson de Jesus deu entrevista exclusiva ao Diário na manhã desta segunda (18)

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter