X

Mundo

Ex-miss Universo volta a ser alvo de Trump

O bilionário classificou Alicia Machado de "repugnante", oferecendo como evidência um suposto "vídeo de sexo" com a participação dela

Folhapress

Publicado em 01/10/2016 às 17:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Donald Trump não parece disposto a deixar a polêmica morrer / Associated Press

Criticado em pleno debate presidencial pela rival Hillary Clinton por ter chamado uma ex-miss Universo de gorda, Donald Trump não parece disposto a deixar a polêmica morrer.

Em uma série de mensagens publicadas nesta sexta (30) numa rede social, o bilionário classificou Alicia Machado de "repugnante", oferecendo como evidência um suposto "vídeo de sexo" com a participação dela.

Após um aparente esforço para moderar o tom nas últimas semanas, a repercussão negativa de seu desempenho no primeiro debate com Hillary, na segunda (26), trouxe de volta o Trump explosivo.

Orgulhoso de não precisar de mais de quatro horas de sono, Trump disparou as mensagens quando a maioria dos americanos ainda dormia, entre 5h14 e 5h30.

"Uau, Hillary trapaceira foi enganada e usada pela minha pior Miss. U. Hillary a apresenta como um 'anjo' antes de checar seu passado, o que é terrível!", atacou Trump em uma das mensagens. "Será que Hillary trapaceira ajudou a repugnante (chequem seu vídeo de sexo e passado) Alicia M a se tornar cidadã dos EUA para que pudesse ser usada no debate?".

Trump pareceu ter sido pego de surpresa quando Hillary mencionou Machado no debate, acusando-o de destratá-la em público com apelidos como "miss porquinha" por seu peso e "miss empregada", por sua origem latina. Trump ficou sem ação. "Onde você achou isso?"

Nascida na Venezuela, Machado, 39, foi eleita miss Universo em 1996, quando Trump detinha os direitos do concurso. No dia seguinte ao debate, o bilionário não recuou. "Ela foi a pior miss. Venceu o concurso e ganhou enorme quantidade de peso, isso foi um problema real", disse.

Checadores de dados não acharam nenhum "vídeo de sexo" com Machado, levando a especulações de que Trump se referiu a imagens de um amasso entre a ex-miss e um competidor no reality show espanhol La Granja (A Fazenda, na versão brasileira). "Que tipo de homem fica acordado a noite inteira caluniando uma mulher com mentiras e teorias conspiratórias", disse Hillary. "Isso é desequilibrado até para Trump."

Os checadores também contestaram outra acusação de Trump, a de que Machado foi cúmplice do ex-namorado numa tentativa de assassinato em 1997. O caso ocorreu, mas Machado não foi indiciada por falta de provas.

"Não sou santa, mas esse não é o ponto", disse a ex-miss em entrevista à rede CNN, em que contou ter desenvolvido um distúrbio alimentar após ter sua autoestima "destruída" por Trump.

Em um vídeo divulgado nesta sexta de um depoimento à Justiça em junho, o empresário reconhece que perdeu dinheiro com suas ofensas a imigrantes mexicanos.

"Acho que eles não gostaram dos meus comentários", afirma Trump, que lançou sua campanha presidencial em junho de 2015 chamando imigrantes mexicanos de "estupradores e traficantes".

Pouco depois, a loja de departamentos Macy's e outras empresas terminaram seus contratos com Trump devido aos comentários.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão perde controle e trava Rodovia Anchieta

Após a retirada do caminhão, o tráfego voltou a sua normalidade

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter