X

Mundo

Diretor do FBI diz não ter provas de grampo contra Trump

Sem apresentar provas, o presidente afirmou, na época, que Obama teria espionado a Trump Tower no ano passado

Folhapress

Publicado em 20/03/2017 às 16:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

James Comey disse não ter provas que comprovem a acusação do presidente Donald Trump / Divulgação

Em audiência no Comitê de Inteligência da Câmara, o diretor do FBI (polícia federal americana), James Comey, disse nesta segunda-feira (20) não ter provas que comprovem a acusação do presidente Donald Trump de que seu antecessor, Barack Obama, o teria grampeado durante a campanha eleitoral.

"Não tenho informações que apoiem aqueles tuítes", disse Comey ao ser questionado sobre as declarações feitas por Trump em quatro postagens em sua conta no Twitter no último dia 4.

Segundo ele, Obama não poderia ter ordenado espionagem sobre Trump. "Nenhum indivíduo nos Estados Unidos pode conduzir espionagem eletrônica sobre ninguém", disse Comey.

Sem apresentar provas, o presidente afirmou, na época, que Obama teria espionado a Trump Tower no ano passado. "Como o presidente Obama foi tão baixo a ponto de grampear meus telefones durante o sagrado processo eleitoral. Isso é Nixon/Watergate. Cara ruim (ou doente)!", escreveu.

Na audiência desta segunda, o diretor da NSA (Agência de Segurança Nacional) Mike Rogers disse ainda que não há evidências de que o governo Obama tenha pedido à inteligência britânica para espionar Trump -e que nem ele faria isso.

"Isso seria expressamente contra o acordo 'Five Eyes' que está em vigor há décadas", disse Rogers, referindo-se ao acordo de cooperação em inteligência entre EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia, assinado nos anos 1940.

A sugestão da participação britânica no suposto grampo, divulgada pela Fox News, foi replicada pelo porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, no que se tornou uma saia justa com o Reino Unido, um dos principais aliados de Washington. Spicer negou, na última sexta, que a Casa Branca tenha pedido desculpas ao governo britânico pelas declarações.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6422, nesta segunda (22)

O prêmio é de R$ 48.000.000,00

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter