X

Mundo

Coreia do Norte ameaça disparar contra navios do Sul em fronteira

O aviso vem em resposta aos tiros de advertência efetuados pela Coreia do Sul na sexta-feira (27)

Folhapress

Publicado em 28/05/2016 às 17:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Coreia do Norte advertiu neste sábado (28) que vai disparar contra qualquer navio militar sul-coreano que ultrapassar a fronteira marítima ocidental no mar Amarelo.

O aviso vem em resposta aos tiros de advertência efetuados pela Coreia do Sul na sexta-feira (27) contra duas embarcações norte-coreanas nesse mesmo lugar.

"A partir de agora, abriremos fogo direto contra qualquer embarcação de guerra das forças da Coreia do Sul, sem aviso prévio, caso entrem apenas um milímetro do nosso lado da linha de demarcação no mar do oeste", declarou a marinha norte-coreana em comunicado divulgado pela agência estatal de notícias "KCNA".

As duas embarcações retornaram imediatamente à parte norte das águas após os disparos.

Em sua declaração, o regime norte-coreano condenou o país vizinho por sua "provocação militar imprudente", produto de um "sinistro plano premeditado" para entorpecer as relações Norte-Sul e agravar a tensão na península coreana, e exigiu um pedido de desculpas.

Pyongyang acusou Seul de responder com um enfrentamento militar e "perigosos jogos bélicos anti-norte-coreanos" ao seu pedido de diálogo, e alertou o governo sul-coreano para que tenha consciência de que enfrentará suas "impiedosas represálias" em qualquer momento e lugar.

A fronteira do Mar Amarelo é uma das áreas mais sensíveis e conflituosas da região e foi cenário de incidentes nos últimos anos, como a troca de disparos de artilharia em várias ocasiões e o afundamento da embarcação Cheonan, em março de 2010, que resultou em 46 mortes, e que a Coreia do Sul atribui ao Norte.

Este último incidente ocorre em um momento de tensão na península coreana após os testes nuclear e de mísseis realizados pela Coreia do Norte no começo do ano, e as sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) impostas sobre o regime de Kim Jong-un em março.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Princípio de incêndio atinge borracharia em Santos e imagens impressionam; Veja vídeo

O incidente ocorreu na Avenida Visconde de São Leopoldo, bairro Valongo, por volta de 7h45

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter