X

Mundo

Começa peregrinação com cinzas de Fidel até Santiago de Cuba

A urna de madeira com os restos mortais do líder comunista foi retirada da sede do Ministério da Defesa e exposta na traseira de um veículo militar

Folhapress

Publicado em 30/11/2016 às 17:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As cinzas do ditador cubano Fidel Castro começaram a ser transportadas na manhã desta quarta-feira (30) / Ladyrene Pérez/ Cubadebate

As cinzas do ditador cubano Fidel Castro começaram a ser transportadas na manhã desta quarta-feira (30) em uma peregrinação de 900 quilômetros até Santiago de Cuba, onde serão enterradas no domingo.

A urna de madeira com os restos mortais do líder comunista foi retirada da sede do Ministério da Defesa, em Havana, por volta das 7h (10h no horário de Brasília) e exposta na traseira de um veículo militar.

Milhares de cubanos acompanhavam a peregrinação, que reproduzirá o trajeto inverso percorrido por Fidel e seus guerrilheiros na revolução que derrubou o ditador Fulgêncio Batista, em 1959.

"Nós amamos o 'comandante', e acredito ser nossa obrigação estar aqui para ver sua partida", afirmou Mercedes Antunez, 59.

A jornada com as cinzas de Fidel, morto na sexta-feira (25), tem início após dois dias de homenagens póstumas na Praça da Revolução, em Havana, que atraíram centenas de milhares de cubanos.

Na noite desta terça (29), um comício multitudinário realizado no local contou com a participação de alguns chefes de Estado estrangeiros e diplomatas.

O governo brasileiro foi representado pelo chanceler José Serra e pelo novo ministro da Cultura, Roberto Freire.

Também participaram da cerimônia líderes bolivarianos, como o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que troca farpas com Serra. Com apoio do Brasil, a Venezuela, principal aliado internacional de Cuba, deve ser suspensa do Mercosul nesta quinta-feira (1°).

Das guerrilhas às décadas no poder, a figura controversa de Fidel moldou a imagem de Cuba.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter