X

Mundo

Catalunha anuncia plebiscito de independência da Espanha para outubro

O governo do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, considera a consulta ilegal

Folhapress

Publicado em 10/06/2017 às 13:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Catalunha anunciou o plebiscito de independência da Espanha para outubro / Divulgação

O governo regional da Catalunha, no nordeste da Espanha, anunciou nesta sexta-feira a celebração de um referendo de independência em 1º de outubro. O governo do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, considera a consulta ilegal.

O presidente da Generalitat, Carles Puigdemont, disse que haverá apenas uma pergunta na votação popular: "Quer que a Catalunha seja um estado independente em forma de república?". O presidente regional catalão fez o anúncio pela televisão, acompanhado por membros do Executivo local. Puigdemont disse que está aberto o diálogo com Madri, mas que a votação é inegociável

A Catalunha representa um quinto do Produto Interno Bruto (PIB) espanhol e tem mais de 7 milhões de habitantes.

O Tribunal Constitucional da Espanha já invalidou tentativas anteriores de referendo. Rajoy qualificou o anúncio como um "show" daqueles que desejam dividir a Espanha e afirmou que interromperá a votação, caso os políticos catalães ou o Parlamento regional tomem medidas formais para realizá-la.

"Não haverá nenhum plebiscito ilegal que vá contra a Constituição", afirmou o porta-voz do governo, Íñigo Méndez de Vigo, após a reunião semanal do gabinete. "Estamos enfrentando uma estratégia cada vez mais radical e que tem menos e menos apoio", comentou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter