X

Mundo

Candidatos votam na França, que tem seção evacuada por suspeita de bomba

Em Besançon, no leste da França, um seção eleitoral foi evacuada depois que um veículo roubado foi abandonado com o motor ligado perto do local

Folhapress

Publicado em 23/04/2017 às 12:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os dois candidatos com o maior número de votos disputarão o segundo turno em 7 de maio / Christophe Archambault/Associated Press/Estadão Conteúdo

Os franceses comparecem às urnas neste domingo (23) sob intensa vigilância policial para o primeiro turno de uma eleição presidencial muito disputada e crucial para o futuro da União Europeia.

Em Besançon, no leste da França, um seção eleitoral foi evacuada depois que um veículo roubado foi abandonado com o motor ligado perto do local. Equipes antibombas foram chamadas para analisar o carro, de acordo com o Ministério do Interior. Não houve vítimas.

A votação começou às 8h locais (3h em Brasília) e é realizada pela primeira vez sob estado de emergência, em um contexto de ameaça terrorista, três dias depois de um ataque em Paris.

No total. 50 mil policiais e 7.000 militares foram mobilizados para garantir a segurança em todo o território francês.

Até o meio-dia no horário local, 28,54% dos eleitores haviam votado. O número é próximo ao registrado no último pleito, em 2012. Naquele ano, no mesmo horário, o percentual de comparecimento era de 28,29%

A votação termina às 20h (15h em Brasília). Os dois candidatos com o maior número de votos disputarão o segundo turno em 7 de maio.

Os principais candidatos já compareceram às urnas. A candidata de extrema-direita, Marine Le Pen, votou em Henin-Beaumont, no norte do país, e Emmanuel Macron, de centro, depositou seu voto em Le Touquet, também no norte.

François Fillon, de direita, Jean-Luc Melenchon, de extrema-esquerda, e Benoit Hamon, do Partido Socialista, votaram em Paris.

Estas são as eleições mais imprevisíveis da história recente da França, com uma disputa muito acirrada entre quatro dos 11 candidatos e um elevado nível de indecisão dos votantes.
O centrista Emmanuel Macron e a líder de extrema-direita Marine Le Pen lideravam as pesquisas de intenção de voto publicadas na sexta-feira (21), mas o conservador François Fillon e o candidato da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon estavam muito próximos.

A diferença entre eles é tão curta que está dentro da margem de erro, o que significa que qualquer um dos quatro pode passar ao segundo turno

Marine Le Pen, líder da Frente Nacional (FN), de 48 anos, espera beneficiar-se da onda populista que resultou na vitória de Donald Trump nos Estados Unidos e o voto a favor da saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Com um programa centrado no "patriotismo" e na "preferência nacional", Le Pen defende a saída do euro e da UE, promessas que, caso cumpridas, poderiam representar um golpe fatal a um bloco já fragilizado pelo Brexit.

Emmanuel Macron, ex-ministro da Economia do presidente François Hollande, fez uma campanha com um programa abertamente europeísta e liberal, com o desejo de reativar o motor do continente.

O ex-executivo do setor bancário, praticamente desconhecido há apenas três anos e que nunca disputou uma eleição, pode se tornar, aos 39 anos, o presidente mais jovem da história da França.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter