X

Mundo

Atentado com 'ambulância-bomba' mata ao menos 64 pessoas em Cabul

O Taleban assumiu a responsabilidade pela explosão, uma semana depois de reivindicar um ataque ao Hotel Intercontinental em Cabul, no qual mais de 20 pessoas foram mortas.

Folhapress

Publicado em 28/01/2018 às 05:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Uma bomba escondida em uma ambulância matou ao menos 64 pessoas e feriu cerca de 151 em um ponto de controle da polícia na capital afegã, Kabul, neste sábado (27), em uma área perto de embaixadas estrangeiras e edifícios governamentais, informou o Ministério da Saúde Pública.

O Taleban assumiu a responsabilidade pela explosão, uma semana depois de reivindicar um ataque ao Hotel Intercontinental em Cabul, no qual mais de 20 pessoas foram mortas.

"É um massacre", disse Dejan Panic, coordenador da ONG italiana Emergency para o Afeganistão, que administra um hospital de trauma localizado nas proximidades.

Edifícios a centenas de metros de distância foram abalados pela força da explosão, que deixou vários corpos espalhados na rua, perto de escombros e detritos.

O porta-voz do Ministério da Saúde Pública, Wahid Majroh, confirmou o número de mortos e informou que os feridos estavam sendo levados para hospitais da cidade e mais vítimas ainda estavam sendo socorridas.
Mirwais Yasini, membro do parlamento afegão, estava próximo ao local quando a explosão ocorreu e disse que a ambulância se aproximou de um escritório do Conselho da Alta Paz e de várias embaixadas estrangeiras, e explodiu.

Ele afirmou ainda que várias pessoas ajudaram algumas feridas a caminhar quando as ambulâncias ainda atravessavam as ruas cheias de trânsito do centro da cidade para prestar os primeiros-socorros.
Nasrat Rahimi, porta-voz do Ministério do Interior, confirmou o ataque.

ESTADOS UNIDOS

O ataque deste sábado aumentará a pressão sobre o presidente Ashraf Ghani e aliados dos Estados Unidos, que expressaram uma crescente confiança de que uma nova estratégia militar -mais agressiva- conseguiu expulsar os insurgentes talebãs dos principais centros provinciais.

Os EUA intensificaram sua assistência às forças de segurança afegãs e aumentaram os ataques contra os talebãs e outros grupos terroristas, com o objetivo de quebrar um impasse e forçar os insurgentes a negociar.
No entanto, os talebãs rejeitaram as informações de que foram enfraquecidos pela nova estratégia e os últimos ataques demonstraram sua capacidade de montar ataques mortais e de alto perfil.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6423, nesta terça (23)

O prêmio é de R$ 50.000.000,00

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter