X

Mundo

Alunos relatam pânico em ataque no Texas que matou ao menos dez

Muitos dos estudantes não viram o suposto atirador, um aluno de 17 anos chamado Dimitrios Pagourtzis, já detido pelos policiais

Folhapress

Publicado em 18/05/2018 às 20:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ataque deixou ao menos dez mortos / Associated Press

O ataque que deixou ao menos dez mortos -nove alunos e um professor- numa escola de Santa Fé, uma cidadezinha nos arredores de Houston, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (18) começou com o som de um alarme de incêndio seguido de disparos e dos gritos desesperados das vítimas.

Muitos dos estudantes não viram o suposto atirador, um aluno de 17 anos chamado Dimitrios Pagourtzis, já detido pelos policiais, mas se lembram horrorizados dos ruídos da chacina que acontecia ali. "Ouvi bum, bum, bum, e então saí correndo para me esconder no bosque e ligar para a minha mãe", disse uma aluna às câmeras de TV. "Ninguém deveria passar por isso, ninguém deveria sentir essa dor."

Outra aluna, Angelica Martinez, conta que saiu correndo da sala de aula quando ouviu o alarme de incêndio, pensando ser só um ensaio de rotina em casos de fogo no colégio, e então ouviu os primeiros tiros. "Eu só estava correndo. Parecia que os tiros estavam vindo de dentro da escola", ela lembra. "Logo que ouvi os tiros, eu liguei para a minha mãe e disse que havia um atirador e estavam tentando tirar todo mundo do prédio."

Uma aluna que se escondeu no auditório da escola conta que não demorou para entender o que estava acontecendo. "Ouvi uns barulhos muito altos, não sabia o que eram na hora, mas aí quando ouvi os gritos eu entendi", disse. "Isso está acontecendo em todos os lugares, então pensei que também poderia acabar ocorrendo aqui."

O estudante Tyler Turner, que disse ter visto um menino suspeito no corredor, conseguiu sair do colégio e lembra de ter visto também algumas vítimas que fugiram com vida, entre elas uma menina baleada no joelho -há pelo menos 12 feridos no ataque sendo tratados agora em hospitais da região.

Ele conta ainda que alguém acionou o alarme de incêndio quando notou que um garoto estava armado, na tentativa de esvaziar o colégio o mais rápido possível. Outras testemunhas, no entanto, dizem que o próprio atirador ou um cúmplice teria disparado o alarme para alvejar estudantes enquanto saíam das salas.

Bombas caseiras e panelas de pressão, usadas para montar explosivos, foram encontradas na cena do crime, e a polícia pediu cautela a todos. Grace Johnson, outra estudante, conta que foi se esconder com colegas e um professor no sótão do prédio, onde tentaram manter a calma e esperar o fim de mais um massacre numa escola americana.

"Muitas crianças estavam tendo ataques de pânico, então ficamos num círculo e rezamos por todos", disse Johnson. "Já tínhamos ensaiado o que fazer em casos de atiradores, por causa de Parkland."

Ela lembra, no caso, a escola da Flórida alvo de outro atirador, que matou 17 pessoas ali em fevereiro. O ataque em Santa Fe já é o quarto pior da história dos EUA, engrossando uma lista que só aumenta -16 casos como esse já já foram registrados em 2018.

Vários alunos de Parkland usaram as redes sociais para pedirem mais controle na venda de armas e expressarem apoio às vítimas em Santa Fe. "Escola de Santa Fe, vocês não merecem isso. Vocês merecem paz em toda a vida, não apenas após uma lápide ser colocada sobre a sua cabeça", disse Emma Gonzales, sobrevivente do ataque na Flórida. "Vocês merecem mais do que pensamentos e preces, e após vocês nos apoiarem em protestos, nós estamos aqui para dar apoio e eco às suas vozes."

O presidente americano Donald Trump disse estar "triste e de coração partido" com o ocorrido no Texas. "Isso já vem acontecendo há muito tempo no nosso país, anos demais, décadas demais", disse.

"Minha administração está determinada a fazer tudo que puder para proteger alunos e escolas e manter armas fora das mãos de quem representa uma ameaça. É um dia triste."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter