Mongaguá recebe investimento de 1 milhão para desobstrução de rios após chuvas históricas

Convênio assinado com o Governo do Estado acelera a recuperação da cidade após o período de chuvas severas

Prefeitura e Defesa Civil Estadual fecham acordo para destravar o escoamento das águas na cidade

Prefeitura e Defesa Civil Estadual fecham acordo para destravar o escoamento das águas na cidade | Reprodução/Gabriel Freitas

Nesta terça-feira (17), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, a prefeita do município assinou, ao lado do governador do Estado, um aditamento de R$ 1 milhão junto à Defesa Civil Estadual, sendo 10% do valor aportado como contrapartida da administração municipal. Mongaguá enfrentou um dos períodos chuvosos mais severos de sua história recente. 

Continua após a publicidade

O recurso chega em um momento vital para viabilizar as frentes de trabalho focadas na desobstrução dos rios Aguapeú e Bichoró. O investimento é uma resposta direta aos meses de janeiro e fevereiro, quando o volume pluviométrico excepcional sobrecarregou o sistema de drenagem da cidade.

Diante da situação, a administração municipal decretou situação de emergência para agilizar a recuperação de vias e a assistência às famílias atingidas.

Leia também, Mongaguá aplica 1ª multa com base no decreto ‘Justiça por Orelha’

Continua após a publicidade

Análise técnica apontou gargalos nos leitos dos rios

Estudos realizados pela Prefeitura identificaram que as inundações prolongadas foram agravadas por barreiras naturais e pelo acúmulo histórico de sedimentos nos leitos dos rios. Esse bloqueio impedia o escoamento natural das águas, mantendo bairros inteiros alagados por dias após as tempestades.

Com a liberação dos recursos, a expectativa da administração é que, em até 30 dias, toda a tramitação documental seja concluída para que uma máquina anfíbia inicie os trabalhos de limpeza profunda dos rios. O objetivo é eliminar os gargalos e garantir que o fluxo das águas ocorra com a fluidez necessária.

Município aguarda solução definitiva para drenagem

Além das intervenções imediatas, a Prefeitura de Mongaguá aguarda a devolutiva oficial do SP Águas. O órgão estadual deve apresentar, em breve, uma solução técnica detalhada para a modernização do sistema de drenagem do município.

Continua após a publicidade

A parceria busca implementar melhorias de engenharia que garantam a eficiência hídrica a longo prazo, oferecendo uma resposta definitiva aos desafios impostos pelo relevo e pelas marés.