20h : 48min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Xô pele seca e cabelos sem brilho!

Combata os efeitos do frio que tanto fazem mal a autoestima

Comentar
Compartilhar
16 JUL 2017Por Da Reportagem16h30

Nessa época do ano, em algumas regiões do Brasil, o frio chegou com tudo e mudando a rotina das pessoas. Quando o Inverno chega é muito comum às pessoas ficarem mais em casa e se descuidarem da atenção básica à pele e aos cabelos. Ainda têm aqueles que dispensam o protetor solar e a hidratação da pele do rosto, exageram no consumo de bebidas e alimentos calóricos, diminuem a ingestão de água e, para finalizar, tomam banhos demorados em água quente. E depois da água quente nos cabelos, usam o secador.

Não há madeixa que resista. 

Quando chega o Inverno, é preciso redobrar na hidratação da pele do rosto e do corpo, e dos cabelos. É aí que entram em ação as chamadas manteigas vegetais, os óleos, glicerina e ácido hialurônico. 

E mais, a pele e os cabelos podem ser tratados de dentro para fora com os nutricosméticos, também conhecidos como “capsulas da beleza”.  Fale com o seu dermatologista.

As regiões do corpo merecem cuidados específicos. Os cabelos, por exemplo, ficam expostos à baixa umidade, vento, chuveiro quente e secadores, por isso os fios ressecam, aparecem pontas duplas e o aspecto desvitalizado. Uma boa dica é usar xampus hidratantes e cremes leave-in que diminuam o mal causado pelo uso frequente do secador de cabelos. Ingredientes como Karité, Alantoína e proteínas da seda devem conter na composição dos produtos escolhidos.

Para o rosto, muito bom são os géis à base de silícios porque hidratam e ainda previnem as rugas de expressão. Lembre-se de que deve ser usado no rosto todo, inclusive na área da testa.

Os olhos merecem atenção extra porque é uma região normalmente mais seca. Escolha produtos que contenham elementos estruturantes, como os silícios orgânicos, e doses extras de manteiga de karité, além de antioxidantes como a vitamina E, além de ácido hialurônico Hyaxel, regenerador Hydroxyprolisilane CN e despigmentante MeiYanol. Também aqui vale conversar com o dermatologista.  A mesma dica vale para os lábios.

O banho demorado nos dias mais frios pode causar dermatites severas. A solução é tomar banhos rápidos, reduzir o uso de sabonete, ou seja, utilizá-lo somente nos locais onde realmente são necessários. E depois de sair do banho, deve-se caprichar no creme hidratante ou num bom óleo de banho. 

Com relação aos pés, que nessa época ficam “presos” dentro dos calçados, procure realizar esfoliação semanal, sem utilizar lixas ou pedras. Hidrate toda noite com ureia, ácido lático e também ácido salicílico, que tem o poder de afinar a pele, reduzindo calosidades, espessamentos e impedindo a formação das temidas rachaduras.

Jamais deixar de lado o protetor solar, faça chuva ou faça sol. 

Essas são dicas para todas as estações. Mantendo uma rotina de cuidados diários, você passará o ano inteiro com a pele os cabelos iluminados.

Colunas

Contraponto