Banner Codevida

Vamos ver o mar e caminhar

Nas duas últimas semanas, falei sobre temas distintos, mas de alguma forma, a natação sempre está presente, não tem jeito, é o esporte que me fez atleta e medalhista Paralímpico

Comentar
Compartilhar
03 SET 2017Por Da Reportagem13h00

O esporte faz parte da minha vida desde cedo, e desconfio que sempre fará. Mesmo quando não estiver mais competindo, vou querer dar minhas braçadas. 
Quando criança, eu gostava muito de praticar esportes, jogar e brincar, algumas atividades orientadas na escola e outras em companhia da família e dos amigos. Gostava principalmente de atividades dentro d’água, nadando é claro, mas também remando, pescando, mergulhando, surfando. 
Todas essas experiências, as aulas de educação física na escola, o futebol e todos os jogos e brincadeiras de criança me ajudaram e ajudam até hoje na minha trajetória esportiva e na minha construção como cidadão. 
A Baixada Santista felizmente possibilita muitos tipos de atividades ao ar livre, vários tipos de esportes de praia, atividades aquáticas, corrida, e brincadeiras para as crianças, que me fazem pensar que todos deveriam aproveitar mais tudo isso, levar uma vida mais saudável pode custar muito menos do que se imagina, gosto muito de caminhar, e minha dica para começar a praticar uma atividade física, gratuita, de baixo impacto e que pode ser o pontapé inicial de uma mudança de hábitos é a caminhada na praia, aproveitando para contemplar o cenário, pensar na vida ou conversar. A correria do dia a dia às vezes nos faz esquecer a beleza de respirar profundamente e olhar o mar. 

Caminhada na areia
A caminhada por si só já é um exercício cheio de benefícios e você não precisa gastar um centavo sequer para aproveitá-lo! Agora se for realizada ao ar livre, sobre a areia, então é uma maravilha.
A caminhada na areia fofa ou molhada tem ainda a vantagem de causar um impacto menor sobre as articulações, joelhos e coluna. Para quem quer emagrecer, a areia é uma grande aliada que vai intensificar o seu trabalho aeróbico e a queima de gordura corporal.
A areia fofa ainda representa um desafio a mais para o seu corpo, exige um esforço mais intenso da musculatura e, portanto, traz resultados visíveis para quem deseja deixar as pernas e os glúteos mais firmes e definidos. Sem falar no trabalho aeróbico e que melhora a sua condição cardiopulmonar.
Para deixar a sua atividade ainda mais animada, troque da areia molhada para a fofa. No início faça uma caminhada rápida de 30 minutos por, pelo menos, 3 vezes na semana, e vá aumentando gradualmente até conseguir 1 hora, 5 dias na semana! Mas cuidado com o excesso de sol, hein! Use protetor solar e aproveite!

Colunas

Contraponto