X

Mais DL

Vale à pena conhecer o deserto do Atacama

Quando se fala em deserto, logo nos vêm à mente muita areia e uma paisagem árida, com ventos e dunas banhadas por um sol escaldante. Nesta paisagem poderão aparecer camelos pilotados por beduínos e, vez por outra, um lagarto corre ligeiro na areia

Da Reportagem

Publicado em 23/04/2017 às 16:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Localizado no norte do Chile, a região atrai cada vez mais visitantes que se encantam com os picos nevados, lagoas de águas coloridas, salinas, profundos cânions por onde correm rios e crescem pomares, vulcões, vilarejos e ruínas de construções incas. Assim é o Atacama, tem tudo isso e ainda continua sendo um deserto. 
Ele ocupa uma faixa de 200 quilômetros entre o Oceano Pacífico e as montanhas da Cordilheira dos Andes, deste modo, de um lado estão às praias e, de outro, os picos que podem chegar a cinco mil metros de altitude, formando uma paisagem única e maravilhosa. 
Um dos primeiros lugares que encanta o visitante é San Pedro de Atacama, uma cidade que tem pouco mais de cinco mil habitantes e ruas de terra, mas é deste ponto que saem as excursões turísticas organizadas pelo governo chileno. Em San Pedro é quase que obrigatória uma visita ao Museu Arqueológico Padre Le Paige que guarda cerâmica, tecidos e múmias, além de arte sacra. Tem ainda a Igreja de San Pedro construída pelos colonizadores espanhóis no Século XVI.
Apesar do crescente interesse pela região, a maiores partes dos visitantes de San Pedro ainda são jovens mochileiros vindos principalmente da Europa para fazer o circuito inca entre Chile, Bolívia e Peru. Eles chegam de ônibus em bandos, aglomeram-se nas pousadas e “residenciales” (casas de moradores que alugam quartos), exploram a região de mountain bike, pedem carona nas estradas e, poucos dias depois, desaparecem por entre as montanhas do lado boliviano. Mas San Pedro também tem vários hotéis e pousadas de charme que recebem viajantes descolados, entre os quais muitos casais que buscam lugares românticos e curtir bons momentos a dois. 
Conhecer e aproveitar as boas coisas do Deserto de Atacama pode exigir um fôlego extra do turista, principalmente se ele está acostumado a visitar lugares que oferecem mordomias ao visitante. É bom não esquecer a natureza da região. Banhar-se em piscinas de águas termais, aquecidas naturalmente é, sem dúvida inesquecível, e, claro, faz bem para a saúde!
As atrações estão sempre há alguns quilômetros de distância da cidade e isto exige disposição para levantar cedo e seguir viagem pela estrada, viagem que pode durar mais de duas horas, em estradas nem sempre asfaltada, mas cheias de pedras e até estradas de sal.
Na cidade, várias agências de turismo oferecem os passeios e tem ainda a opção de se alugar um carro, mas neste caso é necessário contratar também um motorista, pois região pode ser muito perigosa para quem não a conhece. Dessa maneira, passear e curtir bem, somente com guia. 
Para entender um pouco mais sobre a diversidade daquele lugar, é preciso se debruçar um pouco sobre a geografia e a geologia. A Cordilheira dos Andes surgiu há mais de 30 milhões de anos através de um choque de placas tectônicas e muitos dos seus picos já estiveram no fundo do mar. Por este motivo, muitos lagos de água do mar ficaram aprisionados entre as montanhas e por isso atualmente existem lá lagos de sal, resultantes da evaporação desta água. Outro a ser respeitado é o vulcão Lascar que ainda está ativo e os gêiseres, como os do El Tatio. 
Todos os dias, antes de o sol nascer, estes gêiseres recebem a visita de milhares de turistas que sobem as encostas do vulcão especialmente para verem as colunas de fumaças erguendo-se a mais de 4 mil metros de altitude.  
A chuva que cai na região fica empoçada nas lagoas que refletem as montanhas; as mais bonitas são Miñiques e Miscanti que tem margens arenosas como se fossem praias; outras lagoas são coloridas como a Laguna Blanca, Laguna Verde e a famosa Laguna Colorada que abriga famílias de flamingos vermelhos. A cor diferenciada é por causa dos minérios de origem vulcânica presentes na água. 
Depois de um dia de passeios e emoções, nada como saborear o maravilhoso vinho chileno acompanhado de queijo de cabra, produzido na região.
Você gosta de aventura e está buscando novas emoções para suas férias? Então consulte uma agência de viagens e faça o seu “pacote”. Lembrando que uma viagem dessas pode incluir outros lugares do Chile. Não precisa de passaporte, basta a Carteira de Identidade atualizada. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

Cotidiano

Caminhão perde controle e trava Rodovia Anchieta

Após a retirada do caminhão, o tráfego voltou a sua normalidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter