22h : 09min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Um degrau de cada vez

Em um processo de desenvolvimento, é importante lembrar que todas as etapas fazem parte do aprendizado

Comentar
Compartilhar
22 JAN 2017Por Da Reportagem14h00
Foto: Divulgação

Talvez você já tenha percebido, entre algumas pessoas de sua convivência, algo comum: o hábito que alguns têm de acreditam que conseguem realizar atividades e tarefas, sem nenhum conhecimento sobre o assunto.

Essas pessoas acham que conseguem fazer tudo, sem esforço. Estão no nível básico de um aprendizado, mas acreditam que conseguem atingir o nível avançado, mesmo sem nunca ter passado pelo nível intermediário.

Em um processo de desenvolvimento, é importante lembrar que todas as etapas fazem parte do aprendizado e que não devemos cortar caminhos para chegarmos aos níveis mais altos de aprendizado. 

Para se cursar a Universidade é necessário, antes, passarmos pela alfabetização. Se não aprendemos ainda a soma e a subtração, não será possível resolver fórmulas matemáticas mais elaboradas, como equações ou trigonometrias.

Violar as etapas de conhecimento e aprendizado vai inclusive contra as leis da natureza, que possui seu tempo específico para cada um dos seus processos.

Naturalmente, essa atitude pode causar desapontamentos, pois é preciso dedicação suficiente às etapas e exercícios de níveis básicos e avançados, para usufruir dos graus de níveis avançados.

Em todas as atividades de nossa vida, para atingirmos o nível 5, se estamos começando agora, precisamos antes dar passos em direção aos níveis 2, 3 e 4. 

Algumas pessoas podem evoluir mais rápido que outras nos níveis básicos, mas sempre é importante passar por eles. Isso porque cada nível possui um grau de aprendizado e amadurecimento, essencial para o entendimento das informações.

Passo a passo

Já dizia um ditado famoso que "Uma jornada de mil quilômetros começa pelo primeiro passo".
Por isso, não se incomode de começar algo que desconhece e não tenha medo ou preguiça de assumir que você não sabe. 

Aceite honestamente que você sabe quase nada sobre aquele assunto e comece a estudar o que é preciso.

Dê o primeiro passo. Logo, você perceberá que, com um passo de cada vez, todo o conhecimento adquirido terá ressonância dentro de você, fazendo com que aprendizados de níveis mais elevados estejam logo ali.

Colunas

Contraponto