X

Mais DL

Será que errei a estratégia?

Existem diversas maneiras para um professor de Xadrez descrever e alertar, sem ferir o sentimento dos alunos, principalmente principiantes

Da Reportagem

Publicado em 16/04/2017 às 15:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Existem diversas maneiras para um professor de Xadrez descrever e alertar, sem ferir o sentimento dos alunos, principalmente principiantes. Xeque-Mate apresenta sugestões úteis a fim de reduzir eventuais deslizes no tabuleiro

Concentre-se
Esforce-se para não se distrair com as pessoas a sua volta, com comentários e com as outras partidas, especialmente em torneios. Significa que você não deve se levantar depois de cada lance para comentar com espectadores como você está indo bem. Ninguém está interessado em conceituar a posição. 

Nunca relaxe
Ao invés de esperar que o seu oponente abandone a partida, force-o a desistir da luta. É fácil esquecer que até mesmo as posições desesperadas podem conter uma pitada de veneno, uma cilada decisiva. E guarde consigo esse pensamento óbvio: "O jogo só acaba quando termina”.
 
Não subestime o adversário
Não faça lances arriscados na esperança de que o seu oponente não os veja, mesmo quando você estiver enfrentando um neófito. Enxadristas fracos jogam tão descuidadamente que poderiam refutar seu jogo apressado, por mero acaso.

Jamais jogue mecanicamente
Não faça lances precipitadamente, nem dê respostas "automáticas". Mesmo a posição que parece exigir resposta forçada pode ocultar uma inesperada jogada intermediária. Você não vai descobrir coisa alguma caso se apresse em responder ao seu adversário antes que ele tenha acionado o relógio. 

Tenha seu ritmo de jogo
Se você normalmente fica apurado no tempo, pode lutar contra isso. Registre o tempo expirado a cada cinco lances na sua planilha. Assim, fique apto a enfrentar melhor a tensão, embora certos "Josés nervosos" afirmem que não têm tempo para isso. Contrariamente, alguns poucos e extraordinários enxadristas parecem ter êxito quando dispõem de menos de um minuto no relógio. Eles, amiúde, ganham porque seus adversários erram ao querer segui-lo no mesmo ritmo, numa tentativa de induzi-lo ao erro. A maneira correta de explorar o apuro de tempo do oponente é procurar fazer o melhor lance no momento, mesmo que isso exija uma reflexão mais profunda para encontrá-lo.

Discipline seu pensamento
Não fique tão absorvido numa só linha de pensamento que deixe de considerar o óbvio. Atente, por exemplo, para o caso de um xeque do adversário. Você poderá refutá-lo no começo de uma análise e, assim, não ver que quatro lances depois o mesmo xeque que você refutou mentalmente poderá romper sequência ganhadora. Portanto, antes de iniciar uma extensa linha de raciocínio, esteja certo de rever as ameaças inimigas diretas e passo dado ao longo do caminho.
 
Ratificar ou retificar?
Recomenda-se que você anote cada lance na planilha antes de efetuá-lo. Isso poderá ajudá-lo de várias maneiras. Você pode ficar chocado ao ver na planilha uma bobagem que você mesmo escreveu. Além disso, seu adversário também pode reagir a um erro escrito por você e, sem querer, "avisá-lo" por meio de uma alteração fisionômica ou atitude corporal. O saudoso e genial Bobby Fischer chamou de "embusteiros" os enxadristas que utilizam esse expediente, pois eles estavam realmente fazendo anotações à parte.

Até a próxima!

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter