21h : 33min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Ouro Preto: Uma viagem no tempo

Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1980, Ouro Preto é famosa por sua arquitetura colonial e importância histórica.

Comentar
Compartilhar
05 FEV 2017Por Da Reportagem16h00

Localizada no estado de Minas Gerais, essa cidade oferece um conjunto arquitetônico inigualável que nós faz voltar ao tempo e emergir na história brasileira. 
Alugar um carro em Belo Horizonte é uma ótima opção para chegar na cidade, são aproximadamente 2 horas de carro e a estrada teve muitas melhorias (muitos me alertaram que era super perigosa).  As crianças ficaram fascinadas em poder ver de perto cada detalhe do que elas aprenderam na escola. 
Os conjuntos arquitetônicos barroco mineiro, que contém obras de grandes artistas como Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) e Manuel da Costa Ataíde chamam a atencao . Além disso a cidade ainda foi palco de alguns dos mais importantes episódios da história do país, como a Guerra dos Emboabas e a Inconfidência Mineira.  
É uma delícia caminhar pelas inúmeras ladeiras de pedra do Centro, para conhecer a famosa Praça Tiradentes, o Museu da Inconfidência, e as inúmeras igrejas como a Matriz de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis. 
Outro passeio imperdível são as antigas minas de ouro, que hoje são abertas ao público. Existem na cidade aproximadamente duas mil minas abertas. Embora exauridas, algumas estão abertas à visitação, como a famosa Mina do Chico Rei e a Mina do Jeje. 
Para hospedagem há muitas opcões de pousadas nas imediações da Praça Tiradentes, no Centro Histórico. Esse é o melhor local, pois você consegue visitar os melhores museus e algumas das principais igrejas à pé. 
Uma das novidades para conhecer a cidade sem cansar muito (principalmente quando se está com crianças e idosos) é o passeio de Tuk Tuk. O transporte tradicional na Tailândia e disseminado em países da América Central e da Ásia tem sido destaque nas ruas de Ouro Preto. Na cor amarela,  o tuk-tuk carrega até três passageiros na cabine traseira, conduzidos por um motociclista. A empresa Tuk Tuk Turismo oferece vários roteiros que variam de 1 hora até 4 horas. O mais longo inclui 28 atrativos turísticos da cidade.

Colunas

Contraponto