X

Mais DL

Os anos de ouro de Mickey

Quem frequenta as bancas de jornal periodicamente já deve saber: a editora Abril está lançando luxuosos álbuns com todas as tirinhas de Mickey Mouse, publicadas desde 1930

Da Reportagem

Publicado em 21/05/2017 às 16:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Praticamente um tesouro impresso para fãs, colecionadores e pesquisadores, a coleção já está no quarto volume e vem fazendo bastante sucesso, apesar do preço (R$ 59,90 cada).

Trazendo em cada volume uma introdução histórica com informações preciosas sobre os primeiros desenhistas e roteiristas a lidarem com o personagem como o lendário Ub Iwerks, Win Smith, Roy Nelson, Hardy Gramaky, Floyd Gottfredson e muitos outros, a coleção também mostra como Disney criou um império a partir de um simples camundongo.

Outra característica que chama a atenção é a inocência das histórias, assim como a violência explícita e nenhuma preocupação com o politicamente correto. Numa tirinha de 1933, por exemplo, Mickey e Pateta abriram uma agência de detetives e, quando precisam solucionar o caso de galinhas comilonas que atacam os jardins da vizinhança, Pateta simplesmente vai lá e mata todas as galinhas. Ainda termina dizendo: “As galinhas não vão incomodar mais!”, enquanto arrasta pelo menos meia dúzia de galinhas mortas e amarradas pelo pescoço.

Mas as primeiras tiras são mesmo bem inocentes e somente aos poucos vão ganhando caráter de continuidade. São mais focadas em travessuras do que aventuras (marca registrada de Mickey depois dos anos 50) e apresentam também os primeiros vilões, como o gato Nip, que tinha roupa de criança abandonada – um boné e um macacão velhos – ; além dos primeiros parceiros como Pateta e Butch, um malandro atrapalhado que sempre coloca Mickey em encrencas, apesar de querer ajudar.

Como as tirinhas originais foram publicadas apenas em preto e branco, para essa coleção foi desenvolvido um trabalho de colorização especial, com tons suaves e, porque não dizer, nostálgicos, que só valorizaram ainda mais o material. Também poderemos conferir as primeiras aparições de Pluto, Horácio, Pateta e muitos outros.

Os volumes de os anos de ouro de Mickey que já saíram são: Mickey na ilha misteriosa (1930-1931); Mickey no circo (1931-1932); O mistério do castelo assombrado (1932-1933) e Os piratas (1933-1934).

Como a promessa da Abril é publicar a cronologia completa das tiras de quadrinhos de Mickey, o negócio é ficar de olho nas bancas e comic shops para não perder nenhum volume. A promessa é que sejam, no mínimo, 37 edições.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos investe em drones de alta performance para o combate a dengue

Mais de 5 mil casos da doença já foram registrados na Baixada Santista neste ano

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter