X

Mais DL

O que é Coach e como ele pode te ajudar

Todo indivíduo tem um grande potencial, e pode alcançar resultados extraordinários em todos os aspectos de sua vida.

Da Reportagem

Publicado em 16/10/2016 às 15:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação

A palavra coach, de origem inglesa, foi utilizada pela primeira vez na era medieval, para representar a figura de um cocheiro, homem que naquela época conduzia carruagens. 
Alguns anos depois, o termo passou a ser utilizado pela Universidade de Oxford, como um professor particular, que preparava estudantes para alcançar boas notas em avaliações.
Da mesma forma que a carruagem leva as pessoas a locais diferentes e professor particular prepara para o sucesso nas provas, o profissional Coach conduz as pessoas por diversas novas áreas de conhecimento, sempre maximizando o potencial de cada individuo.
Temos três diferentes nomenclaturas: coaching refere-se ao processo de orientação em busca de resultados, Coach é o profissional que conduz este processo e coachee é a pessoa que passa pelo processo.
Desta forma, o trabalho de coaching começa a partir da criação de uma meta desejada pela pessoa, que pode ser uma meta de vida pessoal, profissional, financeira ou de relacionamentos, e a partir desta meta as ações futuras são estabelecidas.
O Coaching é realizado em sessões, que podem ser semanais ou quinzenais, sempre com muito respeito, sem julgamentos e com escuta atenta.
Através de várias ferramentas e técnicas, o Coach vai guiando o processo, para que as capacidades e competências do indivíduo sejam externadas, sempre visando a meta que foi estabelecida no início da primeira sessão.
Através do coaching, uma pessoa pode alterar tendências indesejadas, resolver problemas emocionais e melhorar o relacionamento com outras pessoas.
Além de despertar talentos e proporcionar crescimento intelectual, o coach ajuda também a superar vícios, ansiedade, traumas e depressão. 
Diversos padrões emocionais e comportamentais podem ser modificados através do Coach, e por isso mesmo, é preciso uma boa relação de confiança entre o profissional e a pessoa que está passando pelo processo.
Vivenciar um processo de Coach, além de transformar metas em ações reais para serem executadas, traz também um excelente benefício: o autoconhecimento.
Como as sessões de coaching trazem outras percepções, passamos a visualizar novas alternativas e novos caminhos, que muitas vezes eram desconhecidos anteriormente.
Estamos mais acostumados a olhar “para fora” e geralmente não temos o hábito de olhar “para dentro” de nós mesmos, por isso, é muito comum que tenhamos dificuldades para perceber nossos pontos fortes, nossas forças e nossas fraquezas.
A intensidade do coaching ajuda bastante neste olhar, fazendo com que a pessoa observe a si mesma, como se estivesse vendo sua própria imagem através de um espelho. 
Pessoas que passam por um processo Coach têm suas atitudes transformadas, tornando-se mais pró-ativo e positivo, despertando muitas vezes o reconhecimento das pessoas ao redor.
Se você deseja alcançar suas metas, se conhecer melhor e conquistar resultados incríveis, faça coaching. 
Deixe a felicidade e o bem-estar te encontrar. Essa é uma excelente proposta!


Dicas valiosas
- Durante o dia, observe suas emoções. Isto pode contribuir para revelar a você mesmo como se sente em relação ao que acontece ao seu redor. Se possível, faça uma caderneta pessoal, onde você irá anotar os fatos que ocorrem com você e que emoção você sentiu naquele momento (alegria, tristeza, raiva, encantamento, medo, entre outros). Esta é uma boa técnica para ampliar o conhecimento de suas emoções.
- Pare por uns instantes e pense onde você está agora e onde você gostaria de chegar. Quais são seus sonhos? O que você pretende realizar? Com isto em mente, trace pequenos passos (ações reais) para que você consiga atingir esses objetivos.
- Lembre-se que você é uma pessoa única e muito especial. Se tiver alguma dúvida com relação a isto, pergunte a alguns familiares e amigos o que você significa para eles. Você verá que irá se surpreender com as respostas!

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter