X

Mais DL

O legado olímpico

Hoje, quero levantar uma questão importante para o esporte

Da Reportagem

Publicado em 01/10/2017 às 17:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Hoje, quero levantar uma questão importante para o esporte. Nosso país sediou, no ano passado, a maior competição esportiva do planeta. Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Na realidade são dois megaeventos, em número de participantes, público, mídia, estrutura principal e de preparação para esta grande celebração do esporte mundial.

Confesso que, quando soube que o Brasil se candidataria a receber os Jogos, fui contra, pensava e hoje tenho certeza, que nosso país tem muitas outras prioridades à frente de algo tão dispendioso. Fomos escolhidos, talvez de maneira duvidosa, e recebemos essa notícia com a oportunidade de que os Jogos deixariam um enorme legado. Ouvimos muito essa palavra, Legado, como, se o Brasil pudesse, além de organizar o evento, preparar muito bem seus atletas e técnicos, criar centros esportivos de alto nível, ainda ser capaz de gerir e continuar desenvolvendo o esporte após 2016.

Uma notícia que li na semana passada, e compartilhei em redes sociais, nos mostra que caminhamos muito, evoluímos em vários aspectos, mas podemos estar próximos de um enorme retrocesso. Foi enviada à Câmara dos Deputados a proposta do governo federal para a Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano que vem a qual prevê que a verba disponível para programas do Ministério do Esporte sofra uma redução de 87% na comparação com o cenário já de escassez de 2017.

Se aprovada, essa redução prejudicará o desenvolvimento do esporte brasileiro, em vários segmentos, desde a base, com recursos para manutenção e criação de centros esportivos, preparação de jovens atletas para treinamentos e competições, programa nacional de controle de dopping e até a preparação e competições de atletas de alto rendimento.

Temos exemplos positivos do tal Legado, o Centro de Treinamento Paralímpico, acredito que seja o maior deles em termos de estrutura de alto nível, mas vejo com tristeza e apreensão o rumo que o esporte brasileiro pode tomar.

Sei que estamos vivendo um momento difícil em nosso país, mas o esporte de base ajuda a formar melhores cidadãos, já o alto rendimento cria referências positivas, exemplos que também são importantes para as próximas gerações. Nosso papel é, como cidadãos, lutar para que o esporte mantenha seu brilho.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter