X

Mais DL

Ética no esporte

Da Reportagem

Publicado em 24/09/2017 às 16:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na última semana, falamos aqui sobre o aniversário de 1 ano da minha medalha de prata paralímpica. Mesmo não querendo abordar minha carreira, poderia usar o tema como algo inspirador, falar sobre trabalho duro, e resiliência, essenciais para minha conquista.

Neste final de semana, o esporte mais popular do mundo, o futebol, me apresentou uma cena que não é novidade, pois coisas do tipo, no esporte bretão, acorrem quase que semanalmente. Assistindo Corinthians e Vasco, pude presenciar meu time de coração vencer com um gol irregular, claramente irregular. Não pretendo escrever sobre futebol, acho que já existe material demais sobre o tema na mídia, escrito por jornalistas e especialistas, muito mais preparados do que eu.

O que ocorre, é que, desta vez, fiquei pensando que o esporte, que envolve as maiores cifras em dinheiro, tem maior audiência e relevância nacional, e mundial inclusive, que permita um erro desse tipo. Hoje temos recursos de televisão, capazes de sanar dúvidas em segundos. O jogador envolvido, deveria reconhecer que errou, não querer a vitória às custas de uma atitude que passa uma mensagem péssima para a sociedade. Infringiu uma regra do jogo, mas se o arbitro não viu, tudo bem.

Isso se apresenta também, no caso do atleta que esta dopado, que utiliza e algum recurso ilícito para melhorar a performance e trapacear. No esporte paralímpico, em que os atletas são divididos em classes, ou categorias, e disputam suas provas com atletas em grau de funcionalidade, a princípio igual ou muito próxima, também existem casos de trapaça na classificação, para competir contra atletas com maior grau de comprometimento. Todos esses são fatos que refletem a falta de ética no esporte.

O futebol, assim como, o esporte em geral, seus atletas e profissionais envolvidos, poderiam contribuir muito mais com, adequações simples para auxiliar a arbitragem, e a valorização e encorajamento da conduta correta. Acredito que essa pode ser uma ferramenta importante, já que, em muitos outros segmentos, um bom, ou mau exemplo, não tem tanta audiência quanto um clássico do futebol.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter