X

Mais DL

Dicas simples para um Carnaval saudável

Gente, semana que vem já é Carnaval! A folia de Momo não pode ser desculpa para descuidar da saúde, certo? Sabemos que Carnaval é sinônimo de festa e às vezes, vem acompanhado de exageros

Da Reportagem

Publicado em 19/02/2017 às 17:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Por isso, é fundamental seguir algumas dicas para que a folia não estrague nossa saúde. 
Conversamos com alguns médicos, desde nutricionistas, endocrinologistas até dermatologistas e reunimos algumas dicas simples para se cuidar. Até porque aproveitar os cinco dias de folia acaba alterando o sono e a alimentação, e prejudicando o funcionamento do organismo. Para não comprometer seu corpo, confira cinco itens básicos para ficar de bem com a saúde.

Evite os excessos
Álcool demais prejudica o seu bem estar. O abuso de álcool e a mistura de bebidas energéticas com álcool podem levar à desidratação, já que nem todos os organismos reagem bem ao excesso de estímulos. Entre os perigos do consumo abusivo de bebidas alcoólicas estão: intoxicação alcoólica; gastrite aguda; vômitos; pancreatite e coma alcoólico. E aí, você já sabe, vai acabar parando no hospital e a festa termina mais cedo.

Mantenha-se hidratado
Bebidas alcoólicas podem gerar quadros de hipoglicemia, causando desmaios.  A ingestão de líquidos pode ajudar a combater sintomas como desidratação e hipoglicemia, mas não corta a embriaguez. Sem contar que o calor também desidrata e o álcool acaba agravando o quadro. Dois litros de água por dia são ideais para não desidratar.

Proteja-se do sol
Se for curtir a folia durante o dia, para prevenir queimaduras de sol, opte pelo uso de chapéus, roupas leves e protetor solar. Reaplique o filtro a cada duas horas e, caso vá à praia, entre um mergulho e outro, passe mais filtro solar. 

Alimente-se bem
Para manter a energia e a saúde, é preciso tomar cuidado com a alimentação. Prefira refeições leves, que facilitem a digestão, e evite alimentos ricos em gorduras e sal. Tenha cuidado com a preparação dos alimentos ou com aqueles expostos à temperatura ambiente durante longo período; sobretudo, deve-se ter atenção com preparações que contenham molho, maionese, embutido e camarão, que são os que mais provocam intoxicação alimentar. Por causa do calor, alguns alimentos estragam mais rápido e, se consumidos, podem prejudicar a festa. Faça refeições leves, várias vezes ao dia. Estômago muito cheio também pode fazer a folia acabar mais cedo, daí a preferência por mais refeições e comidas leves.

Descanse bem
Passar muitas horas sem dormir prejudica a saúde. Faça pausas para repor a energia. Com algumas horas de sono você acorda bem disposto para continuar aproveitando o Carnaval. O corpo precisa deste tempo para repor as energias.
São dicas simples, mas que podem garantir dias de alegria, entusiasmo  e claro, com muita saúde! Ótimo Carnaval a todos!

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter