X

Mais DL

Cronograma capilar devolve saúde aos cabelos

As festas de final de ano estão chegando e as mulheres começam a se cuidar mais. Então, hoje vamos abordar os cuidados com os cabelos, porque ter madeixas saudáveis também faz parte da beleza e da saúde

Da Reportagem

Publicado em 11/12/2016 às 14:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação

Todo mundo sabe que o uso de chapinha, secador, procedimentos químicos, banhos com água muito quente, exposição ao sol, mar, piscina, fazem com que os cabelos fiquem ressacados, quebradiços, com frizz e sem vida.
Pois é hora de apostar em um tratamento mais eficaz e que tem se tornado o queridinho dos salões: o cronograma capilar (CC). Ele surgiu com a proposta de “recuperar” a vivacidade dos mais variados tipos de cabelos, levando em conta as particularidades de cada caso, de maneira eficiente e completa.
Marcos Vital Martins, cabeleireiro do Salão EdyStilo, de Praia Grande, define o cronograma capilar como “uma tabela/projeto de tratamento capilar de reconstrução, hidratação e devoluções de massa capilar e vitaminas para um cabelo. O cronograma capilar é uma agenda de tratamentos para repor os nutrientes necessários para que os fios estejam sempre saudáveis”, afirma.
Com este sistema de tratamento, que é feito em um mês, e pode ser repetido quantas vezes forem necessárias, os fios são hidratados, nutridos e reconstruídos, por meio de doses semanais de produtos e máscaras diferentes.

Como funciona
Marcos Vital Martins explica que todas as pessoas que passaram por algum tipo de danificação capilar serão beneficiadas com o cronograma capilar. “Ele servirá para reconstruir este cabelo e esta fibra capilar. Tem que ter paciência, mas o resultado será muito satisfatório”, diz. E Martins reforça: “Havendo necessidade de continuidade, ele pode ser repetido até que os fios estejam saudáveis, com brilho e resistência”.
O chamado “cronograma capilar”, é, em geral, composto por hidratações, nutrições e reconstrução no mês. Geralmente, ele é indicado para quem está começando com o procedimento. Depois, com o cabelo já com um aspecto melhor, a pessoa pode apostar num cronograma personalizado.

Hidratação
Como ela age: Martins explica que a hidratação repõe água e aqueles nutrientes que fazem parte da formulação do creme utilizado. De imediato o cabelo fica mais macio ao toque e com mais brilho. Todos cabelos devem ser hidratados, até mesmo os cabelos virgens, pois as agressões do sol, praia, piscina, secador, chapinha etc. danificam e abrem as escamas, fazendo assim surgir pontas duplas, entre outros problemas.

Nutrição
Como ela age: de acordo com Martins, o objetivo principal da nutrição é repor os lipídios necessários para devolver a oleosidade natural dos fios.

Reconstrução
Como ela age: Já a reconstrução repõe massa e proteínas nos fios, devolvendo rigidez e força aos cabelos. 
É importante destacar que, na fase da reconstrução (ou restauração), a pessoa pode optar por usar um repositor de queratina ou uma máscara reconstrutora. O que não é recomendado é colocar queratina líquida em uma máscara que já é de reconstrução (já tem queratina). Isso porque, o excesso de queratina deixa os fios duros, podendo levar à quebra.
O cabeleireiro de Praia Grande destaca que o que define a necessidade de fazer o cronograma é a condição do fio: “se ele está saudável, as sessões são em menor número e, quanto mais danificados estão os fios, mais sessões serão necessárias. Mas, independentemente disso, os três procedimentos são indicados para todos os tipos de cabelos, uma vez que todo mundo passa por alguém processo que pode vir a sensibilizá-los, sejam estes fatores climáticos (vento, poluição), sejam fatores químicos (alisamentos, colorações)”, explica. A cabeleireira Edy Prates Martins, proprietária do salão EdyStilo, dá a dica: “o cronograma capilar é muito eficaz e o tratamento não pesa no bolso”, finaliza.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter