05h : 11min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Cronograma capilar, a aposta para cabelos saudáveis

Ele surgiu com a proposta de 'recuperar' a vivacidade dos mais variados tipos de cabelos, levando em conta as particularidades de cada caso

Comentar
Compartilhar
09 JUL 2017Por Da Reportagem14h30

Para ter cabelos saudáveis é preciso cuidado. A aposta de cabeleireiros para resultados eficazes é o chamado cronograma capilar (CC). Ele surgiu com a proposta de “recuperar” a vivacidade dos mais variados tipos de cabelos, levando em conta as particularidades de cada caso, de maneira eficiente e completa.

Marcos Vital Martins, cabeleireiro do Salão EdyStilo, de Praia Grande, define o cronograma capilar como “uma tabela/projeto de tratamento capilar de reconstrução, hidratação e devoluções de massa capilar e vitaminas para um cabelo. O cronograma capilar é uma agenda de tratamentos para repor os nutrientes necessários para que os fios estejam sempre saudáveis”, afirma.

Com este sistema de tratamento, que é feito em um mês, e pode ser repetido quantas vezes forem necessárias, os fios são hidratados, nutridos e reconstruídos, por meio de doses semanais de produtos e máscaras diferentes.

Marcos Vital Martins explica que todas as pessoas que passaram por algum tipo de danificação capilar serão beneficiadas com o cronograma capilar. “Ele servirá para reconstruir este cabelo e esta fibra capilar. Tem que ter paciência, mas o resultado será muito satisfatório”, diz. E Martins reforça: “Havendo necessidade de continuidade, ele pode ser repetido até que os fios estejam saudáveis, com brilho e resistência”. 

A cabeleireira Edy Prates Martins, proprietária do salão EdyStilo, dá a dica: “o cronograma capilar é muito eficaz e o tratamento não pesa no bolso, já que a cliente fará um pacote englobando todos os tratamentos”, disse. O chamado “cronograma capilar”, é em geral, composto por hidratações, nutrições e reconstrução no mês.

Hidratação

Como ela age: Martins explica que a hidratação repõe água e aqueles nutrientes que fazem parte da formulação do creme utilizado. De imediato o cabelo fica mais macio ao toque e com mais brilho. Todos cabelos devem ser hidratados, até mesmo os cabelos virgens, pois as agressões do sol, praia, piscina, secador, chapinha etc. danificam e abrem as escamas, fazendo assim surgir pontas duplas, entre outros problemas.

Nutrição

De acordo com Martins, o objetivo principal da nutrição é repor os lipídios necessários para devolver a oleosidade natural dos fios.

Reconstrução

Já a reconstrução repõe massa e proteínas nos fios, devolvendo rigidez e força aos cabelos. É importante destacar que, na fase da reconstrução (ou restauração), a pessoa pode optar por usar um repositor de queratina ou uma máscara reconstrutora. O que não é recomendado é colocar queratina líquida em uma máscara que já é de reconstrução (já tem queratina). Isso porque, o excesso de queratina deixa os fios duros, podendo levar à quebra.

O cabeleireiro de Praia Grande destaca que o que define a necessidade de fazer o cronograma é a condição do fio: “se ele está saudável, as sessões são em menor número e, quanto mais danificados estão os fios, mais sessões serão necessárias. Mas, independentemente disso, os três procedimentos são indicados para todos os tipos de cabelos, uma vez que todo mundo passa por alguém processo que pode vir a sensibilizá-los, sejam estes fatores climáticos (vento, poluição), sejam fatores químicos (alisamentos, colorações)”, finaliza.

Colunas

Contraponto